A parceria e a cooperação como dispositivos de gestão de redes temáticas de rádio

Autores

  • Ana Luisa Zaniboni Gomes Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v19i2p75-85

Palavras-chave:

OBORÉ, Rádio, Rede de rádios, Programas de rádio, Redes temáticas de parceria e cooperação

Resumo

O artigo revisita as experiências de gerenciamento e avaliação de redes temáticas de parceria e cooperação desenvolvidas a partir de 1994 no Núcleo de Rádio da OBORÉ, empresa de comunicação popular com sede na capital de São Paulo. Apresenta também o Modelo de Avaliação Permanente (MAP), um projeto de intervenção especialmente produzido pela autora no curso de Gestão de Processos Comunicacionais na ECA-USP, e desde então aplicado como forma alternativa de mensurar a utilização do material radiofônico de mobilização distribuído às suas emissoras de rádio parceiras com informações educativas, especialmente nas áreas da Saúde e da Educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Luisa Zaniboni Gomes, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Jornalista com especialização em Gestão de Processos Comunicacionais e doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECAUSP).

Referências

BACCEGA, Maria Aparecida . "O Gestor e o Campo da Comunicação”. In BACCEGA, Maria Aparecida. Gestão de Processos Comunicacionais. São Paulo: Atlas, 2002.

CANCLINI, Néstor. Consumidores e Cidadãos. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995.

CITELLI, Adilson. Comunicação e Educação: a linguagem em movimento. São Paulo: Senac, 2000.

GRAMSCI, Antonio. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 8ª edição, 1991.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1999.

LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Loyola, 2001, 5ª ed.

MARTÍN BARBERO, Jesús. Dos Meios às Mediações. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.

GOMES, Ana Luisa Zaniboni e GOMES, Sergio. Tecendo redes no Brasil Rural: a comunicação como ferramenta de desenvolvimento local. Brasília: Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural - Nead / Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável / Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2003. 72 p. (Debates e Ação – Vol. 3).

GOMES, Ana Luisa Zaniboni. Redes Temáticas de Rádio: a parceria e a cooperação como ferramenta de gestão. 2002. 165 f. Monografia (Especialização) - Curso de Gestão de Processos Comunicacionais, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

GOMES, Ana Luisa Zaniboni. Formação de radialistas na era da inclusão discursiva: uma reflexão sobre a condição comunicativo-educativa do rádio no campo das políticas públicas. 2006. 189f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

ENDEREÇOS ELETRÔNICOS

http://www.ondacidada.org.br/o-que-e/

http://www.obore.com.br/aconteceIntegra.asp?cd=461

http://www.obore.com.br/ouvidorias/capa.asp

Downloads

Publicado

2014-09-22

Como Citar

A parceria e a cooperação como dispositivos de gestão de redes temáticas de rádio. (2014). Comunicação & Educação, 19(2), 75-85. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v19i2p75-85