Mídias Escolares: a cidadania na prática da educomunicação

Autores

  • Valdir José Morigi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Franciele Zarpelon Corrêa Universidade do Vales dos Sinos - Unisinos
  • Joel Felipe Guindani Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v19i2p51-59

Palavras-chave:

Cidadania, Educomunicação, Escola, Mídias, Sujeito

Resumo

A noção de cidadania é apropriada por diversos campos sociais, sobretudo o educacional, o qual, através do desenvolvimento de práticas comunicacionais, reintroduz novas questões e importantes problemáticas sobre a relação educação e meios de comunicação. Assim, o presente artigo objetiva compreender como a noção de cidadania é tecida a partir de práticas educomunicacionais, protagonizadas por alunos do ensino fundamental porto- -alegrense vinculados ao projeto Alunos em Rede – Mídias Escolares. A partir da pesquisa participante, analisamos depoimentos de professores e de estudantes, os quais revelam que a noção cidadania na prática da Educomunicação é reconstruída nas possibilidades de acesso e de apropriação tecnológica; na efetivação de redes e práticas pedagógicas e nos espaços de produção e veiculação de conteúdos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Valdir José Morigi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo - USP e professor Associado do DCI/FABICO e do PPGCOM/UFRGS. 

  • Franciele Zarpelon Corrêa, Universidade do Vales dos Sinos - Unisinos

    Mestra em Ciências da Comunicação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, onde foi bolsista Santander. 

  • Joel Felipe Guindani, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

    Doutor em Comunicação e Informação Universidade Federal do Rio Grande do Sul − UFRGS e Professor Adjunto na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). 

Referências

CITELLI, Adilson O; COSTA, Maria Cristina C. Educomunicação. Construindo uma nova era de conhecimento. São Paulo, Paulinas: 2011.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

MATA, Maria Cristina. Comunicación y ciudadania: problemas teórico-políticos de suarticulación. Revista Fronteiras: estudos midiáticos, São Leopoldo: Unisinos VIII (1): 5-15 jan/abr. 2006.

MATA, Maria Cristina. Condiciones objetivas y subjetivas para eldesarrollo de laciudadania comunicativa. Córdoba: Centro de Competência enComunicación para América Latina, 2005.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. In. CITELLI, Adilson O; COSTA, Maria Cristina C. Educomunicação. Construindo uma nova aera de conhecimento. São Paulo, Paulinas: 2011.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do Ensino Médio. São Paulo: Paulinas, 2011.

Downloads

Publicado

2014-09-22

Como Citar

Morigi, V. J., Corrêa, F. Z., & Guindani, J. F. (2014). Mídias Escolares: a cidadania na prática da educomunicação. Comunicação & Educação, 19(2), 51-59. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v19i2p51-59