Media literacy, memória e eleições – um experimento sobre como jovens interpretam o apelo à memória na campanha presidencial de 2014
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i2p27-36Palavras-chave:
Memória, História, Eleições, Media Literacy, Mídia-EducaçãoResumo
Saber interpretar as informações disponibilizadas pela mídia é pré-requisito fundamental para compreender as mais diversas engrenagens que movem a sociedade. Em época de eleições, a alfabetização midiática se faz ainda mais necessária. Isso porque candidatos às vagas do poder público apelam às diferentes técnicas comunicacionais para convencer os eleitores de que são a escolha certa. Uma dessas técnicas é o resgate do passado histórico. Avaliar como jovens eleitores com idade entre 17 anos e 18 anos interpretam o apelo à memória nas campanhas eleitorais de 2014 para a presidência é o objetivo deste trabalho. A metodologia constituiu-se na realização de uma atividade em grupo, em um escola de Bauru-SP, que envolveu a aplicação de questionário, o desenvolvimento de uma campanha e o debate entre os participantes.
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Referências
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