Media literacy, memória e eleições – um experimento sobre como jovens interpretam o apelo à memória na campanha presidencial de 2014

Autores

  • Roseane Andrelo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)
  • Wanessa Valeze Ferrari Bighetti Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i2p27-36

Palavras-chave:

Memória, História, Eleições, Media Literacy, Mídia-Educação

Resumo

Saber interpretar as informações disponibilizadas pela mídia é pré-requisito fundamental para compreender as mais diversas engrenagens que movem a sociedade. Em época de eleições, a alfabetização midiática se faz ainda mais necessária. Isso porque candidatos às vagas do poder público apelam às diferentes técnicas comunicacionais para convencer os eleitores de que são a escolha certa. Uma dessas técnicas é o resgate do passado histórico. Avaliar como jovens eleitores com idade entre 17 anos e 18 anos interpretam o apelo à memória nas campanhas eleitorais de 2014 para a presidência é o objetivo deste trabalho. A metodologia constituiu-se na realização de uma atividade em grupo, em um escola de Bauru-SP, que envolveu a aplicação de questionário, o desenvolvimento de uma campanha e o debate entre os participantes.

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Biografia do Autor

Roseane Andrelo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Professora da Pós-Graduação em Comunicação e do curso de Comunicação Social: Relações Públicas da Unesp.

Wanessa Valeze Ferrari Bighetti, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp.

Referências

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Publicado

2015-10-01

Como Citar

Andrelo, R., & Bighetti, W. V. F. (2015). Media literacy, memória e eleições – um experimento sobre como jovens interpretam o apelo à memória na campanha presidencial de 2014. Comunicação & Educação, 20(2), 27-36. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i2p27-36

Edição

Seção

Artigos Nacionais