Cultura da mídia e valores morais nas telas do cinema

a experiência pedagógica do CinÉtica

Autores

  • Rafael Bellan Rodrigues de Souza Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i2p179-190

Palavras-chave:

Ética, cinema, educomunicação, hegemonia, valores

Resumo

O artigo relata a experiência pedagógica do CinÉtica, atividade de cineclubismo e debate de filmes da disciplina Fundamentos da Ética, do curso de Jornalismo do ICSEZ/UFAM. A experiência foi viabilizada em três anos consecutivos, e na avaliação dos próprios alunos, mas também dos monitores e do coordenador, serviu como um apoio expressivo dos conteúdos e aguçou a gana dos acadêmicos por mais leituras. Buscamos perceber nas obras cinematográficas seus posicionamentos em torno de dilemas éticos e morais, ou seja, nossa atividade se norteava pela investigação de como as narrativas audiovisuais podem ora alimentar a direção moral e intelectual predominante, ou, na perspectiva contra-hegemônica, apresentar material capaz de fazer os espectadores refletirem e questionarem os códigos de conduta hegemônicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Bellan Rodrigues de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Referências

BARROCO, Maria Lucia S. Ética: fundamentos sócio-históricos. São Paulo: Cortez, 2009.

BEHAR, Regina Maria Rodrigues. Cinema em G. Lukács e W. Benjamin: uma análise comparativa. Saeculum, João Pessoa, n. 4/5, p. 117-136, jan./dez. 1998/1999.

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000.

ESCOSTESGUY, Ana Carolina. Os Estudos Culturais. In: HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luis C.; FRANÇA, Vera Veiga (orgs). Teorias da Comunicação: conceitos, escolas, tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, v.1. São Paulo: Civilização Brasileira, 1999.

HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2003.

JAMESON, Fredric. A cultura do dinheiro. Ensaios sobre a globalização. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

KELLNER, Douglas. A cultura da Mídia: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru, SP: Edusc, 2001.

LEITE, Sidnei Ferreira. Reflexões sobre comunicação e sociedade: as contribuições de Douglas Kellner. E-Compós, v. 1, dez. 2004. Reflexões sobre comunicação e sociedade: as contribuições de Douglas Kellner. Revista Eletrônica da Compós, edição 1, dezembro de 2004.

LIMA, Venício A. de. Mídia: teoria e política. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.

MARX, Karl. O 18 Brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo Editorial, 2011.

MÉSZÁROS, István. A Teoria da Alienação em Marx. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006.

______. Para além do capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e Literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Cultura da mídia e valores morais nas telas do cinema: a experiência pedagógica do CinÉtica. (2018). Comunicação & Educação, 23(2), 179-190. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i2p179-190