Transferência de Conhecimentos para a Sociedade: o caso do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Biodiversidade e Produtos Naturais

Autores

  • Ana Beatriz Camargo Tuma Universidade de São Paulo
  • André Chaves de Melo Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i1p70-79

Palavras-chave:

Biodiversidade, Comunicação ambiental, Educação ambiental, INCT, Jornalismo ambiental

Resumo

Os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) devem, entre outros aspectos, contemplar a área de “Transferência de Conhecimentos para a Sociedade”, a qual, em linhas gerais, é voltada para a educação e a divulgação científica. Nesta pesquisa, tem-se como objetivo geral explorar as atividades realizadas pelo INCT Biodiversidade e Produtos Naturais (BioNat) na referida área, com foco em educação ambiental (EA), divulgadas em seu site entre junho de 2017 e junho de 2018. Os objetivos específicos são coletar e analisar as postagens sobre EA publicadas na seção Novidades do Site e investigar se o BioNat produz comunicação ambiental ou jornalismo ambiental. Como considerações, é possível afirmar que este INCT produz comunicação ambiental e possui interesse na EA voltada para a população em geral.

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Biografia do Autor

  • Ana Beatriz Camargo Tuma, Universidade de São Paulo

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Mestra em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia

  • André Chaves de Melo Silva, Universidade de São Paulo

    Jornalista e historiador, mestre e doutor em Educação, é professor de Jornalismo Científico, Jornalismo e Saúde, História da Ciência, Agências de Notícias e Jornalismo, Agribusiness e Meio Ambiente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

Transferência de Conhecimentos para a Sociedade: o caso do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Biodiversidade e Produtos Naturais. (2020). Comunicação & Educação, 25(1), 70-79. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i1p70-79