Educar na era digital: considerações sobre tecnologia, conexões e educação a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i1p18-30

Palavras-chave:

Tecnologias Educacionais, Conexão, Educação a distância, Ambientes virtuais de aprendizagem, Objetos de aprendizagem

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar a técnica, a tecnologia e as conexões com o intuito de refletir sobre a importância desses três tópicos na construção de uma aposta de aprendizado diferenciado, a educação a distância. A EAD consiste em uma modalidade de ensino e aprendizagem mediada por tecnologias e que se encontra em fase de consolidação no Brasil. Sua principal diferença reside no seu suporte (dispositivos digitais) e as conexões tecnológicas que possibilitam a mediação. É nesse contexto que a EAD entra como uma modalidade de ensino com variados recursos digitais e interativos (ambientes virtuais de aprendizagem e objetos de aprendizagem), contribuindo, dessa forma, com outros olhares no processo educativo da sociedade tecnológica.

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Biografia do Autor

  • Thiago Tavares Neves, Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Pós-doutorando em Comunicação e Consumo pelo PPGCOM - ESPM. Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da UFRN. Mestre em Ciências Sociais pela mesma instituição. Possui graduação Rádio e TV e em Jornalismo (2011) também pela UFRN. Participante do grupo de Estudos Transdisciplinares em Comunicação e Cultura - Marginália. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo; afetos; complexidade; festas de música eletrônica; tecnologia. Sócio da Intercom e participante do GT Comunicação e Culturas Urbanas desde 2008.

  • Elizama das Chagas Lemos, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

    Doutoranda no Programa de Doutoramento em Tecnologias e Sistemas de Informação da Universidade do Minho, mestre em Sistemas e Computação na UFRN (2011), possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Radialismo - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e em Tecnologia em Desenvolvimento de Software - pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (2008). Membro do grupo de pesquisa Multireferencialidade, Educação e Linguagem desde 2015. Atualmente trabalha como professora da disciplina Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no IFRN. Sua produção acadêmica e profissional concentra-se nas áreas de Educação, Comunicação Social e Ciências da Computação, com ênfase nos temas relacionados às Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à educação.

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

Educar na era digital: considerações sobre tecnologia, conexões e educação a distância. (2020). Comunicação & Educação, 25(1), 18-30. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i1p18-30