Democratização das mídias e educação

Autores

  • Maria Cristina Castilho Costa Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p54-64

Palavras-chave:

Comunicação, Democracia, Liberdade, Informação

Resumo

Este texto trata dos obstáculos que impedem o público em geral diferenciar mensagens e informações da realidade que o cerca. Para isso, trabalhamos com duas ideias básicas: de um lado, os avanços da democracia no mundo ocidental e, de outro, o desenvolvimento dos meios de comunicação e a instituição da sociedade mediática. Apresenta-se o conflito que existe entre os mecanismos políticos republicanos e a liberdade de expressão, assim como entre os interesses do mercado e a informação. Analisando historicamente diferentes etapas desses conflitos, propõe- -se, na sociedade globalizada e conectada pela comunicação em rede, a luta pela democratização das mídias como forma de libertar o público da Caverna de Platão do mundo contemporâneo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Cristina Castilho Costa, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Livre-Docente em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular em Comunicação e Cultura da USP, Coordenadora do curso Censura e Liberdade de Expressão em Debate.

Referências

ADORNO, Theodor W. Capitalismo Tardio ou Sociedade Industrial. In: COHN, Gabriel. Sociologia: Theodor Adorno. São Paulo: Ática, 1986.

ABREU E LIMA, Fellipe de Andrade. Antropometria, individualismo e genialidade na tratadística do Renascimento Italiano. Revista Veredas, Caruaru, v. 2, n. 1-2, p. 1-22, 2009.

GREENBLATT, Stephen. A virada: o nascimento do mundo moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. 1 v.

CHAUNU, Pierre. A civilização da Europa clássica. Lisboa: Estampa, 1987. v. 1.

ELIAS, Norbert. Escritos & ensaios: Estado, processo, opinião pública. Organização de Federico Neiburg e Leopoldo Waizbort. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. v. 1.

FRANÇA. Direitos do homem e do cidadão. 1789.

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

KOFLER, Leo. Contribución a la historia de la sociedad burguesa. Buenos Aires: Amorrortu, 1974.

MARX, Karl. Liberdade de imprensa. Porto Alegre: L&PM, 2007.

PLATÃO. A Alegoria da caverna: A Republica, 514a-517c. In: MARCONDES, Danilo. Textos básicos de Filosofia: dos Présocráticos a Wittgenstein. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. p. 39-42.

SAUNDERS, Frances Stonor. Quem pagou a conta? A CIA na Guerra Fria da cultura. Rio de Janeiro: Record, 2008.

STAROBINSKI, Jean. 1798: os emblemas da razão. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

TOYNBEE, Arnold Joseph. A herança dos gregos. Rio de Janeiro: Zahar, 1984.

Downloads

Publicado

2021-07-15

Como Citar

Democratização das mídias e educação. (2021). Comunicação & Educação, 26(1), 54-64. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p54-64