A produção de uma memória discursiva na série de reportagens: “Joga que nem mulher”

Autores

  • Maria Simone Vione Schwengber Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Caterine de Moura Brachtvogel Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Rodrigo Saballa de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i2p31-43

Palavras-chave:

Gênero, Esportes, Mulheres, Mídias digitais, Discurso

Resumo

O artigo, a partir das contribuições do pensamento de Michel Foucault, assim como dos estudos de gênero, analisa a produção de uma memória discursiva na série de reportagens “Joga que nem mulher” veiculada pela RBS TV. Metodologicamente, trata-se de uma análise do discurso, na qual se questionam os modos como a produção discursiva enunciada na série oportuniza rearranjos das posições das mulheres nos esportes. Através das análises, destaca-se que o enunciado reitor “Joga que nem mulher” opera como memória de combate, contrapondo-se à expressão “Joga que nem homem”, flexibilizando a ação de jogar e sinalizando que jogar também é atividade feminina. Desse modo, verifica-se a importância do enunciado reitor veiculado pela série, já que provoca alterações nos discursos acerca das mulheres nos esportes, contribuindo com a difusão de outros modos de enunciação.

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Biografia do Autor

  • Maria Simone Vione Schwengber, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

    Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – UNIJUÍ.

  • Caterine de Moura Brachtvogel, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

    Professora de Educação Física. Mestra em Educação nas Ciências. Doutoranda em Educação nas Ciências da UNIJUÍ. 

  • Rodrigo Saballa de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Professor do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação Da UFRGS no Departamento de Estudos Especializados (DEE). Pós - Doutor em Educação (UFPEL), Doutor em Educação (UFRGS) e Mestre em Educação (UFRGS). 

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

A produção de uma memória discursiva na série de reportagens: “Joga que nem mulher”. (2020). Comunicação & Educação, 25(2), 31-43. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i2p31-43