O corpo brincante, o brinquedo corpo que fala: desenhos animados, comunicação e imaginário no desenvolvimento infantil

Autores

  • Isac dos Santos Pereira Uiniversidade Anhembi-Morumbi
  • Cicilia Maria Krohling Peruzzo Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i1p7-17

Palavras-chave:

Desenhos animados, Criança, Imaginário, Repertório Linguístico, Criatividade

Resumo

A partir de constructo teórico pautado na construção da linguagem e do imaginário visto pelo campo das neurociências e da filosofia, juntamente com as produções de desenhos animados, o texto discute sobre os benefícios das produções audiovisuais dirigidas à infância aplicadas ao ensino-aprendizagem. Trata-se de abordagem baseada em pesquisa bibliográfica e tem por objetivo refletir criticamente sobre os meios de comunicação audiovisual como objetos subsidiários no desenvolvimento da linguagem e do conhecimento da criança, inserida no âmbito educacional. Objetiva ainda discutir as relações entre comunicação e educação.

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Biografia do Autor

  • Isac dos Santos Pereira, Uiniversidade Anhembi-Morumbi

    Mestrando em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Especialista em Arte na Educação: teoria e prática, pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Especialista em Neurociências Aplicada à Educação. Professor Efetivo em Arte na EMEF Paulo Setúbal, em São Paulo

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

O corpo brincante, o brinquedo corpo que fala: desenhos animados, comunicação e imaginário no desenvolvimento infantil. (2020). Comunicação & Educação, 25(1), 7-17. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i1p7-17