Práticas integrativas e complementares em saúde: análise dos regimes de verdade e discursividades médico-hegemônicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p132-144

Palavras-chave:

Práticas integrativas e complementares em saúde, Regimes de verdade, Estudos culturais, Estudos foucaultianos, Análise discursiva

Resumo

Neste estudo, lançamos mão dos Estudos Culturais como chave de leitura para analisar as discursividades sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) que circulam em revistas brasileiras. Observamos que tais discursividades promovem deslocamentos sobre as PICS de um terreno de hesitação científica para um campo “validado”, quando condicionado ao endosso do profissional médico. Nesse sentido, os discursos enquadram as PICS em um modelo biomédico, centrado em um profissional específico que se destaca dos demais profissionais da saúde, e formatam essas Práticas dentro de uma concepção de saúde medicalizadora, o que, em certa medida, se contrapõe à filosofia de diversas PICS.

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Biografia do Autor

  • Camila Luzia Mallmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Fonoaudióloga da Prefeitura Municipal de Veranópolis. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Residência Multidisciplinar em Saúde da Família e Especialização em Terapia Comunitária Integrativa.

  • Cristianne Maria Famer Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

  • Carolina de Freitas Corrêa Siqueira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu-UFRGS) Integrante do NECCSO: Núcleo de Estudos Currículo, Cultura e Sociedade (UFRGS) Integrante do Grupo de Pesquisa GEPS: Grupo de Estudos em Promoção da Saúde (UFRGS) Bolsista do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX-CAPES) Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGEdu - UNISC) Licenciada em História pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

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Publicado

2021-07-15

Como Citar

Práticas integrativas e complementares em saúde: análise dos regimes de verdade e discursividades médico-hegemônicas. (2021). Comunicação & Educação, 26(1), 132-144. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p132-144