Fotografia criativa para as crianças: a alfabetização audiovisual através da fotografia

Autores

  • María del Mar Ramírez Alvarado Universidade de Sevilha-ES.
  • Virginia Guarinos Galán Universidade de Sevilha-ES.
  • Inmaculada Gordillo Álvarez Universidade de Sevilha-ES.
  • Jacqueline Sánchez Carrero Universidade de Huelva – ES.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i3p67-80

Palavras-chave:

fotografia, alfabetização audiovisual, linguagem audiovisual, infância.

Resumo

O artigo apresenta os resultados das Oficinas de Fotografia para crianças entre 4 e 12 anos, realizadas em Sevilha (Espanha), através de sessões que tinham por objetivo desenvolver nas crianças, desde tenra idade, a capacidade de compreender e produzir imagens fotográficas, reconhecendo nelas um meio privilegiado de expressão artística, comunicação e informação. A experiência demonstrou que as crianças são capazes de interiorizar noções básicas sobre planos, ângulos, perspectiva, sequências e composição. Também  desenvolveram habilidade para realizar enquadramentos, selecionar temas, observar a iluminação etc. A fotografia demonstrou ser também uma eficaz ferramenta de aproximação das crianças a diversas manifestações culturais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • María del Mar Ramírez Alvarado, Universidade de Sevilha-ES.
    Doutora em Ciências da Informação. Professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Sevilha-ES.
  • Virginia Guarinos Galán, Universidade de Sevilha-ES.
    Doutora em Ciências da Informação e em Filologia. Diretora do Departamento de Comunicação Audiovisual e Publicidade da Faculdade de Comunicação da Universidade de Sevilha-ES.
  • Inmaculada Gordillo Álvarez, Universidade de Sevilha-ES.
    Doutora em Ciências da Informação. Professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Sevilha-ES.
  • Jacqueline Sánchez Carrero, Universidade de Huelva – ES.
    Doutora em Comunicação pela Universidade de Sevilla (Espanha). Mestra em Comunicação Audiovisual na área ibero-americana (Universidad Internacional de
    Andalucía (Espanha). Professora da Universidade de Huelva – ES.

Downloads

Publicado

2010-12-30

Edição

Seção

Artigos Internacionais

Como Citar

Fotografia criativa para as crianças: a alfabetização audiovisual através da fotografia. (2010). Comunicação & Educação, 15(3), 67-80. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i3p67-80