Gerando aprendizagem significativa: as metáforas na aprendizagem da contabilidade

Autores

  • Marcos A. Coelho
  • Ranylson Sá Barreto Neto
  • Maria de F. Marcelos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i1p23-31

Palavras-chave:

aprendizagem significativa, Ciências Contábeis, ensino-aprendizagem de contabilidade, metáforas.

Resumo

Este trabalho aborda a importância das metáforas como geradoras de aprendizagem significativa e relata a opinião de alunos concluintes do curso de Ciências Contábeis sobre as contribuições de tais recursos na aprendizagem de conteúdos contábeis. Apóia-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de
Ausubel e na literatura referente ao uso de analogias e metáforas no ensino. Faz uma breve explanação sobre o uso de metáforas no ensino e o seu papel como recurso cognitivo. Expõe ainda o estudo de caso realizado, por meio de questionário, com os acadêmicos dos 7o e 8o períodos do curso superior de Ciências Contábeis do Centro Universitário Newton Paiva, localizado em Belo Horizonte – Brasil. Os resultados apontam que, na opinião dos discentes, o uso de metáforas em sala de aula contribui para gerar a aprendizagem significativa dos conteúdos contábeis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos A. Coelho
    Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Newton Paiva. Analista Contábil.
  • Ranylson Sá Barreto Neto
    Mestre em administração e bacharel em Ciências Contábeis. Professor de curso superior em Ciências Contábeis.
  • Maria de F. Marcelos
    Mestra em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Membro do grupo de pesquisa AMTEC/CNPq.

Downloads

Publicado

2008-04-30

Como Citar

Gerando aprendizagem significativa: as metáforas na aprendizagem da contabilidade. (2008). Comunicação & Educação, 13(1), 23-31. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i1p23-31