O discurso político-educacional contra o bullying: uma abordagem sociossemiótica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i2p37-47

Palavras-chave:

análise do discurso, bullying, educação, semiótica, sociossemiótica

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo é analisar o discurso manifestado no texto do slogan de uma campanha da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, promovida pelo Sistema de Proteção Escolar que, em parceria com o canal Cartoon Network, incentiva a denúncia como mecanismo de prevenção e combate ao bullying. Fundamenta-se na teoria semiótica greimasiana e nos princípios da semiótica visual para compreensão do discurso subjacente ao texto. De acordo com a análise sociossemiótica do discurso, pretende-se descrever a estrutura narrativa da campanha, as relações entre sujeitos e objetos de valor, a fim de identificar mecanismos de persuasão e manipulação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosália Maria Netto Prados, Universidade de Mogi das Cruzes

    Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo; pesquisadora do programa de Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes, na linha de pesquisa em Políticas Culturais, Diversidade e Cidadania.

  • Marinete Pereira de Souza Oliveira, Universidade de Mogi das Cruzes
    Mestranda do curso de Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes.

Publicado

2017-11-16

Como Citar

O discurso político-educacional contra o bullying: uma abordagem sociossemiótica. (2017). Comunicação & Educação, 22(2), 37-47. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i2p37-47