Sem modo avião: jovens e leitura de livros, hoje

Autores

  • Ana Elisa Ribeiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i1p93-108

Palavras-chave:

Livro, Práticas de leitura, Tecnologias digitais

Resumo

Com base em uma concepção de leitura como prática social e inspirado em estudos de história cultural e teorias de letramento, este trabalho traz uma discussão sobre a relação de jovens estudantes de ensino médio, matriculados em uma escola pública federal, com as práticas de leitura – especialmente em relação aos dispositivos mais empregados para o porte e a leitura de textos. Para alcançar o objetivo de conhecer as práticas desse grupo de leitores, foram conduzidos dois grupos focais com estudantes de segundo e terceiro anos no ambiente escolar. Os debates foram gravados em áudio e posteriormente transcritos e analisados. Os resultados apontam para usos não excludentes e bastante diversificados dos livros multiplataforma, contradizendo um discurso polarizador que parece interessar mais à indústria e ao mercado do que ao próprio leitor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDRADE, Roberta Manuela Barros de; SILVA, Erotilde Honório. Os projetos de democratização da leitura nos Livros do Coração. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 38., 2015, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/lista_area_DT6-PE.htm. Acesso em: 8 jan. 2019.

CHARTIER, Roger. Cultura escrita, literatura e história: conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin e Antônio Saborit. Porto Alegre: Artmed, 2001.

CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. Tradução: Fúlvia M. L. Moretto. São Paulo: Editora Unesp, 2002.

D’ANDRÉA, Carlos Frederico de Brito. Processos editoriais auto-organizados na Wikipédia em português: a edição colaborativa de “Biografias de Pessoas Vivas”. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos), Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

DUARTE, Adriana Bogliolo Sirihal. Grupo focal online e offline como técnica de coleta de dados. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 17, n. 1, p. 75-85, 2007.

FITZPATRICK, Kathleen. Planned obsolescence: publishing, technology, and the future of the academy. New York: NYU Press, 2011.

GUIMARÃES, Thayz; GONÇALVES, Márcio. Ruptura ou continuidade: a domesticação dos suportes de leitura e a presença marcante do impresso no digital. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 37., 2014, Foz do Iguacú. Anais […]. Foz do Iguaçu: Unicentro, 2014. Disponível em: http://www.intercom.org.br/sis/2014/resumos/R9-0819-1.pdf. Acesso em: 12 maio 2018.

KIND, Luciana. Notas para o trabalho com a técnica de grupos focais. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 10, n. 15, p. 124-136, 2004.

MACHIAVELLI, Marina. A leitura de adolescentes: dados de um estudo exploratório. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 40., 2017, Curitiba. Anais […]. Curitiba: Universidade Positivo, 2017. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-2127-1.pdf. Acesso em: 12 maio 2018.

MELLO JÚNIOR, José de. A recepção do e-book no Brasil: uma pesquisa quantitativa com leitores nativos e imigrantes digitais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., 2016, São Paulo: Anais […]. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2016. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-2647-1.pdf. Acesso em: 12 maio 2018.

MORAES, André Carlos. Leitores multiplataforma: resultados de um estudo longitudinal com estudantes. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 40., 2017, Curitiba. Anais […]. Curitiba: Universidade Positivo, 2017. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-0739-1.pdf. Acesso em: 12 maio 2018.

PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants part 1. On the Horizon, Berkley, v. 9 n. 5, p. 1-6, 2001.

RIBEIRO, Ana Elisa. Livro: edição e tecnologias no século XXI. Belo Horizonte: Moinhos/Contafios, 2018. (Coleção Pensar Edição)

SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n 31, p. 143-160, 2002.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Como Citar

Sem modo avião: jovens e leitura de livros, hoje. (2020). Comunicação & Educação, 25(1), 93-108. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i1p93-108