A alteridade na Educomunicação

estudos de gênero, interseccionalidade e performance

Autores

  • Cláudia Lago Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Ferdinando Martins Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Cláudia Nonato Revista Comunicação & Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i2p54-65

Palavras-chave:

educomunicação, alteridade, estudos de gênero, performatividade, interseccionalidade

Resumo

A questão da alteridade se consolida no campo da Educação a partir da década de 1990, e aparece como essencial no campo da Educomunicação. Este artigo parte do conceito de alteridade, relacionando-o aos Estudos de Gênero, de Performatividade e ao conceito de interseccionalidade. O objetivo é apresentar chaves que permitam pensar as diferenças que constituem as relações sociais, aproximando estes conceitos da perspectiva educomunicativa. Espera-se, assim, caminhar no sentido de ampliar a compreensão da Educomunicação em sua relação com a emancipação dos sujeitos, em um mundo marcado pelos conflitos com o Outro.

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Biografia do Autor

  • Cláudia Lago, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Doutora em Ciências da Comunicação e Professora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade e São Paulo.

  • Ferdinando Martins, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Doutor em Ciências da Comunicação e Docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

  • Cláudia Nonato, Revista Comunicação & Educação

    Doutora em Ciências da Comunicação e Editora Executiva da Revista Comunicação & Educação.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

A alteridade na Educomunicação: estudos de gênero, interseccionalidade e performance. (2019). Comunicação & Educação, 24(2), 54-65. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i2p54-65