Educomunicação nos movimentos artísticos urbanos venezuelanos: Muraleja, Urbano Aborigen e Ksa La Tribu

Autores

  • Leila Adriana Baptaglin Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p94-106

Palavras-chave:

Movimentos artísticos urbanos, Territorialidades, Educomunicação, Circuito da arte, Venezuela

Resumo

A presente investigação objetivou compreender como os movimentos artísticos urbanos venezuelanos comunicam suas proposições. Para tanto, foram realizadas pesquisas nas redes sociais e análise das narrativas escritas e visuais dos coletivos venezuelanos: MURALeja, Urbano Aborigen e Ksa La Tribu. Com base na análise das narrativas, organizamos quatro categorias: aproximação e conceituação da Arte Urbana; coletivos de Arte Urbana; circuito da arte: produção, recepção, cultura viva e financiamento; e produções artísticas. Assim, ficou evidente a necessidade de compreender os conceitos de territorialidades, educomunicação e circuito da arte para demonstrar as relações de resistência e poder baseadas nos movimentos artísticos urbanos.

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Biografia do Autor

  • Leila Adriana Baptaglin, Universidade Federal de Roraima

    Professora do Curso de Artes Visuais/Licenciatura da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Coordenadora do Grupo de estudos e pesquisas em Patrimônio, Arte e Cultura na Amazônia (GPAC).

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Publicado

2021-07-15

Como Citar

Educomunicação nos movimentos artísticos urbanos venezuelanos: Muraleja, Urbano Aborigen e Ksa La Tribu. (2021). Comunicação & Educação, 26(1), 94-106. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p94-106