Representações e discursividades da educação na comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p31-41

Palavras-chave:

Comunicação, Série ficcional, Narrativa audiovisual, Educação, Comunicação e educação

Resumo

A partir da ótica das teorias sobre narrativa audiovisual e dos estudos em comunicação e educação, lançamos nosso olhar sobre uma série ficcional contemporânea, Merlí, produzida na Espanha, veiculada no Brasil via plataforma de streaming, e cuja temática gira em torno do ambiente e das questões educacionais. Nosso interesse é captar os discursos e representações que ganham, nesse produto midiático recente, a figura do professor e a imagem da educação; particularmente, do docente e do ensino de Filosofia. Empreendendo uma reflexão eminentemente teórica a partir do objeto empírico situado, questionamos se há a reprodução de estereótipos da docência, ou a sua quebra; e quais são os enunciados hoje construídos em torno da educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Elouise Budag, Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação

    Docente da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) e da Universidade São Judas Tadeu (USJT). Coordenadora dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da FAPCOM e do grupo de estudos Narrativas, consumo e marcas: aproximações na contemporaneidade (FAPCOM).

Referências

BACCEGA, Maria Aparecida. Da comunicação à comunicação/educação. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 21, p. 7-16, 2001.

FIELD, Syd. Roteiro: os fundamentos do roteirismo. Curitiba: Arte & Letra, 2009.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

IMDB. Merlí. Disponível em: http://www.imdb.com/title/tt4580372/. Acesso em: 11 jan. 2020.

MAIGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola, 2008.

MAINGUENEAU, Dominique. Termos-chave da análise do discurso. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

MATTAR, João. Metodologias ativas: a educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

MERLÍ. In: WIKIPEDIA. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Merl%C3%AD_(série). Acesso em: 12 jan. 2020.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 3 ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2011.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 20. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

NETFLIX. Merlí. Disponível em: https://www.netflix.com/title/80134797. Acesso em: 7 jan. 2020.

VOGLER, Christopher. A jornada do escritor: estruturas míticas para escritores. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.

Downloads

Publicado

2021-07-15

Como Citar

Representações e discursividades da educação na comunicação. (2021). Comunicação & Educação, 26(1), 31-41. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p31-41