Epistemologias do Sul: desafios teórico-metodológicos da educomunicação

Autores

  • Rosane Rosa Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i2p20-30

Palavras-chave:

Educomunicação, Epistemologia do sul, Interculturalidade, Justiça cognitiva, Emancipação

Resumo

Neste artigo, procuramos fazer uma reflexão acerca dos desafios teórico-metodológicos imperativos para a concepção da educomunicação como uma epistemologia do Sul, com potência crítica e emancipatória. As epistemologias do Sul, com base em Sousa Santos (1994-2019) se utilizam dos seguintes procedimentos: sociologia das ausências, sociologia das emergências, ecologia de saberes e a tradução intercultural. As epistemologias do sul produzem ciência de forma contra hegemônica, apropriando-se de metodologias não extrativistas, pois objetivam promover a justiça cognitiva e a produção de conhecimento emancipatório que implica em um re\conhecimento do outro como sujeito (comunicativo). 

 

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Biografia do Autor

  • Rosane Rosa, Universidade Federal de Santa Maria

    Professora no Departamento de Ciências da Comunicação, do Programa de Pós-graduação em Comunicação e do Programa Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

Epistemologias do Sul: desafios teórico-metodológicos da educomunicação. (2020). Comunicação & Educação, 25(2), 20-30. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i2p20-30

Dados de financiamento