Experiências em ensino remoto de publicidade e propaganda na pandemia da Covid-19

Autores

  • Janderle Rabaiolli Universidade Federal de Santa Maria
  • Fábio Hansen Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i2p169-183

Palavras-chave:

Publicidade e propaganda, Ensino remoto, Trabalho docente, Práticas de ensino, Pandemia da Covid-19

Resumo

Este artigo relata a experiência da pesquisa “Ensino remoto de Publicidade e Propaganda em tempos de pandemia”, realizada com o objetivo de mapear práticas docentes em cursos do campo publicitário na pandemia da covid-19. A coleta de dados ocorreu em maio de 2020 por meio de questionário on-line de autopreenchimento junto a 283 docentes de cursos de Publicidade e Propaganda. O estudo apresenta, entre os principais resultados, o desgaste e o engajamento docente, o despreparo das Instituições de Ensino (IES) e prejuízos à aprendizagem e à qualidade do ensino. Discute-se ainda outros aspectos relevantes do ensino remoto na pandemia, a saber: relação com as IES; condições do trabalho docente; desafios da atuação docente; recursos didáticos empregados; metodologias de ensino; experiências com aulas remotas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Janderle Rabaiolli, Universidade Federal de Santa Maria

    Professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade de Santa Maria (UFSM) e doutor em comunicação pela mesma instituição.

  • Fábio Hansen, Universidade Federal do Paraná

    Docente e Pesquisador no curso de Publicidade e Propaganda e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Integrante do Grupo de Pesquisa Inovação no Ensino de Publicidade (IEP).

Referências

AMARAL, Mirian Maia; VELOSO, Maristela Midlej Silva de Araujo; ROSSINI, Tatiana Stofella Sodré. A autoria coletiva no contexto da educação em tempos de cibercultura. Porto Alegre: CEIE-SBC, 2020.

BUZATO, Marcelo El Khouri. Letramentos digitais e formação de professores. São Paulo: Portal Educarede, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

HANSEN, Fábio; PETERMANN, Juliana; CORREA, Rodrigo Stéfani. Criação publicitária: desafios no ensino. Porto Alegre: Sulina, 2020.

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte. Princípios da educação on-line: para sua aula não ficar massiva nem maçante!. Porto Alegre: SBC Horizontes, 2020. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/23/principios-educacao-on-line. Acesso em: 21 set. 2020.

PRETTO, Nelson De Luca. Professores universitários em rede: um jeito hacker de ser. Motrivivência, Florianópolis, v. 22, n. 34, p. 156-169, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/16038/15850. Acesso em: 21 set. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-04

Como Citar

Experiências em ensino remoto de publicidade e propaganda na pandemia da Covid-19. (2020). Comunicação & Educação, 25(2), 169-183. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i2p169-183