Tecnologias e dispositivos móveis no ensino remoto

Autores

  • Edilane Carvalho Teles Universidade do Estado da Bahia
  • Adriana Maria de Almeida Campana Universidade do Estado da Bahia
  • Suéller Costa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p178-194

Palavras-chave:

Metodologia, Recepção, informação, Tecnologias, Ensino remoto

Resumo

Este artigo apresenta dois percursos teórico-metodológicos de inclusão e usos de tecnologias na criação de estratégias formativas autorais para atender as demandas de aprendizagem com o ensino remoto, em duas experiências diversas: a primeira, nos anos iniciais da educação básica, e a segunda, em uma graduação de Pedagogia. Para tanto, analisa, por meio dos percursos propostos, as alternativas encontradas e os planejamentos pautados no protagonismo docente e discente, na apropriação de aplicativos e dispositivos disponíveis. O escopo é compreender alguns dos caminhos possíveis que os grupos propuseram e experimentaram na efetivação das formações. De metodologia participante, pauta-se ainda na pesquisa de recepção, pois individualiza na escuta e observações das interações e registros os discursos e as elaborações dos sujeitos nos contextos.

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Biografia do Autor

  • Edilane Carvalho Teles, Universidade do Estado da Bahia

    Doutora em Ciências da Comunicação pela USP. Professora de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da Uneb. Líder do Grupo de Pesquisa Polifonia (Uneb) e membro do Mediações Educomunicativa (ECA-USP).

  • Adriana Maria de Almeida Campana, Universidade do Estado da Bahia

    Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela UNEB. Professora e contadora de histórias. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educere e membro do Grupo de Pesquisa Polifonia (Uneb).

  • Suéller Costa, Universidade de São Paulo

    Educomunicadora, jornalista e professora dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Guararema (SP). Mestre em Ciências da Comunicação pela USP. Membro dos Grupos de Pesquisa Mediações Educomunicativas (ECA-USP) e Polifonia (Uneb).

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Publicado

2022-07-14

Como Citar

Tecnologias e dispositivos móveis no ensino remoto: . (2022). Comunicação & Educação, 27(1), 178-194. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p178-194