Cidadania comunieducativa e transmetodologia: a investigação crítica necessária em conjunturas autoritárias

Autores

  • Alberto Efendy Maldonado Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p5-14

Palavras-chave:

Transmetodologia, Cidadania comunieducativa, Pesquisa crítica, Culturas científicas

Resumo

O trabalho argumenta sobre a importância estratégica da produção de pensamento crítico na atual fase histórica latino-americana. Explicita a potência epistemológica da perspectiva transmetodológica para confrontar os obstáculos que as políticas autoritárias desenham à produção de conhecimento, ao tentar desestruturar as comunidades em ciências da comunicação em Nossa América. O referencial teórico-metodológico trabalha os conhecimentos e as experiências de investigação crítica em comunieducação produzidos no contexto da Rede Amlat na perspectiva de vigorizar o campo na região. Desse modo, dá continuidade às propostas de fortalecimento de uma vertente transmetodológica que contribua à desarticulação do paradigma positivista na área de conhecimento e fortaleça a cidadania comunieducativa na América Latina

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alberto Efendy Maldonado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Professor titular e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos).

Referências

AGOGLIA, Rodolfo Mario. La filosofía latinoamericana como filosofía del tercer mundo. Boletín del Departamento de Filosofía, Quito, n. 4, p. 12-29, 1986.

ARPINI, Adriana; MUÑOZ, Marisa; RAMAGLIA, Dante. Diálogos inacabados con Arturo Andrés Roig: filosofía latinoamericana, historia de las ideas y universidad. Mendoza: Edifyl, 2020.

BACCEGA, Maria Aparecida. A construção do campo comunicação/educação: alguns caminhos. Revista USP, São Paulo, n. 48, p. 18-31, 2001.

BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/educação: relações com o consumo. Importância para a constituição da cidadania. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 17, n. 19, p. 49-65, 2010.

BACCEGA, Maria Aparecida. Palavra e discurso: literatura e história. São Paulo: Ática, 2000.

BACHELARD, Gaston. Epistemologia. Lisboa: 70, 2006.

CARVALHO, Eugênio Rezende de. Arturo Andrés Roig: precursor da história intelectual latino-americana? Tempos Históricos, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 1, p. 48-62, 2015.

CASSIRER, Ernest. El problema del conocimiento (libro 1). 5. ed. México: Fondo de Cultura Económica, 1993.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação, economia, sociedade e cultura. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. v. 1.

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

CASTELLS, Manuel. A galáxia internet: reflexões sobre internet, negócios e sociedade. Lisboa: Fundação Calouse Gulbenkian, 2004.

CITELLI, Adilson Odair (org.). Comunicação e educação: o problema da aceleração social do tempo. São Paulo: Paulinas, 2017.

CITELLI, Adilson Odair. Reforma do ensino: déficit de comunicação e intercorrências políticas. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 7-19, 2018.

DOWBOR, Ladislau. A era do capital improdutivo. São Paulo: Outras Palavras & Autonomia Literária, 2018.

DOWBOR, Ladislau. O capitalismo se desloca: novas arquiteturas sociais. São Paulo: Edições Sesc, 2020.

DUSSEL, Ernesto. Método para uma filosofia da libertação: superação analética da dialética hegeliana. São Paulo: Loyola, 1986.

FORD, Aníbal. Navegações: comunicação, cultura e crise. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1999.

FOUCAULT, Michel. De espaços outros. Revista Estudos Avançados, São Paulo, v. 27, n. 79, p. 113-122, 2013.

FURTADO, Celso. A economia latino-americana: formação histórica e problemas contemporâneos. 4. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

GALEANO, Eduardo. Las venas abiertas de América Latina. Montevideo: El Chanchito, 1999.

GORTARI, Eli de. La ciencia en la historia de México. México: Grijalbo, 1980.

HOBSBAWM, Eric. Como mudar o mundo: Marx e o marxismo, 1840-2011. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

IANNI, Otavio. Enigmas da modernidade-mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

KOYRÉ, Alexander. Estudos de história do pensamento científico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1991.

MALDONADO, Alberto Efendy. A construção da cidadania científica como premissa de transformação sociocultural na contemporaneidade. In: ENCONTRO ANUAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 20., 2011, Porto Alegre. Anais […]. Porto Alegre: PUCRS, 2011.

MALDONADO, Alberto Efendy. A perspectiva transmetodológica na conjuntura de mudança civilizadora em inícios do século XXI. In: MALDONADO, Alberto Efendy. Perspectivas metodológicas em comunicação: novos desafios na prática investigativa. Salamanca: Comunicación Social, 2013. p. 31-57.

MALDONADO, Alberto Efendy. A perspectiva transmetodológica: produtos midiáticos, estratégias e inter-relações comunicativas. In: OLIVEIRA, Gerson de Lima; SANTOS, Larissa Conceição dos; BONITO, Marco (org.). Comunicação em contextos de pesquisa. São Borja: Unimpampa; Assis: Triunfal, 2019a. p. 183-212.

MALDONADO, Alberto Efendy. Articulaciones transmetodológicas para una epistemología latinoamericana en comunicación. Revista Alaic, São Paulo, v. 15, n. 28, p. 60-71, 2018.

MALDONADO, Alberto Efendy. El desafío epistemológico de la praxis teórica en la construcción de teorías de la comunicación. Mediaciones Sociales, Madrid, v. 18, p. 11-24, 2019b.

MALDONADO, Alberto Efendy. Epistemología de la comunicación: análisis de la vertiente Mattelart en América Latina. Quito: Ciespal, 2015.

MALDONADO, Alberto Efendy. La investigación de la comunicación en América Latina y las estrategias transmetodológicas para su avance epistemológico y socioeducativo. In: MALDONADO, Alberto Efendy; PEREIRA, A. (coord.). Investigación de la comunicación en América Latina. Quito: FACSO-UCE, 2010. p. 19-38.

MALDONADO, Alberto Efendy. Perspectivas transmetodológicas na pesquisa de sujeitos comunicantes em processos de receptividade comunicativa. In: MALDONADO, Alberto Efendy (org.). Panorâmica da investigação em comunicação no Brasil: processos receptivos, cidadania e dimensão digital. Salamanca: Comunicación Social, 2014. p. 17-40.

MALDONADO, Alberto Efendy. Transmetodología en tiempos de fascismo social. Chasqui, Quito, v. 133, p. 211-227, 2016.

MALDONADO, Alberto Efendy; BARRETO, Virgínia Sá; LACERDA, Juciano de Sousa (org.). Comunicação, educação e cidadania: saberes e vivências em teorias e pesquisa na América Latina. João Pessoa: EDUFPB; Natal: EDUFRN, 2011.

MATTELART, Armand. A invenção da comunicação. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. MATTELART, Armand. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, 2002a.

MATTELART, Armand. História da utopia planetária: da cidade profética à sociedade global. Porto Alegre: Sulina, 2002b. MATTELART, Armand; MATTELART, Michèle. Pensar as mídias. São Paulo: Loyola, 2004.

MATTELART, Armand; SÉNÉCAL, Michel. Por una mirada-mundo: conversaciones con Michel Sénécal. Barcelona: Gedisa, 2014.

MATTELART, Armand; VITALIS, André. De Orwell al cibercontrol. Barcelona: Gedisa, 2015.

MONJE, Inés et al. Ciudadanía comunicativa: aproximaciones conceptuales y aportes metodológicos. In: PADILLA FERNÁNDEZ, Adrián; MALDONADO, Alberto Efendy (org.). Metodologías transformadoras: tejiendo la red en comunicación, educación, ciudadanía e integración en América Latina. Caracas: Red AMLAT, 2009. p. 179-199.

PIKETTY, Thomas. A economia da desigualdade. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015.

PIKETTY, Thomas. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.

ROMANCINI, Richard. Comunicação e educação: as distintas trajetórias no espaço ibero-americano. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 18., 2015, Porto Alegre. Anais […]. Porto Alegre: Intercom 2015.

ROMANCINI, Richard. Do Kit Gay ao Monitor da Doutrinação: a reação conservadora no Brasil. Contracampo, Rio de Janeiro, v. 37, n. 2, p. 87-108, 2018.

ROMANCINI, Richard; CASTILHO, Fernanda. Novos letramentos e ativismo: aprendizagens formal e informal nas ocupações de escolas em São Paulo. Revista Alaic, São Paulo, v. 14, p. 128-138, 2017.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço, técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2002. SARTRE, Jean-Paul. Crítica de la razón dialéctica: teoría de los conjuntos prácticos. Buenos Aires: Losada, 2011.

WALLERSTEIN, Immanuel (coord). Abrir las ciencias sociales: informe de la comisión Gulbenkian para la reestructuración de las ciencias sociales. 5. ed. México: Siglo Veintiuno, 2001.

Downloads

Publicado

2022-07-14

Como Citar

Cidadania comunieducativa e transmetodologia: a investigação crítica necessária em conjunturas autoritárias: . (2022). Comunicação & Educação, 27(1), 5-14. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p5-14