A educação sob censura: articulações discursivas na circulação midiática da expressão “ideologia de gênero”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p15-29

Palavras-chave:

Ideologia de gênero, Educação, Censura, Discurso, Circulação midiática

Resumo

Este artigo discute as articulações discursivas implicadas na circulação midiática da expressão “ideologia de gênero” em contexto brasileiro, partindo de textos publicados no jornal Folha de S.Paulo. Contextualiza a circulação do termo, destacando episódios recentes em que o Supremo Tribunal Federal decidiu pela inconstitucionalidade de iniciativas municipais que buscavam cercear debates sobre identidade e diversidade de gênero em escolas, e aponta sentidos acionados em sua mobilização. Nesse percurso, o trabalho invoca conceitos da análise do discurso para compreender as estratégias discursivas engendradas em tomadas da categoria “ideologia de gênero”, evidenciando que, a partir de falsas simetrias em relação a discursos do campo científico, os usos da expressão levam à desancoragem de conceitos – em especial, o conceito de gênero – de seu contexto referencial de origem.

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Biografia do Autor

  • Nara Lya Cabral Scabin, Universidade Anhembi Morumbi

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP.

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Publicado

2022-07-14

Como Citar

A educação sob censura: articulações discursivas na circulação midiática da expressão “ideologia de gênero”: . (2022). Comunicação & Educação, 27(1), 15-29. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p15-29