Pedagogia do oprimido: documento da reforma agrária no Chile

Autores

  • Joana Salém Vasconcelos Faculdade Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p89-105

Palavras-chave:

Paulo Freire, Pedagogia do oprimido, Chile, Reforma agrária

Resumo

Esse artigo busca demonstrar que a Pedagogia do oprimido é um documento histórico da práxis de Paulo Freire na reforma agrária no Chile, lastreado na alfabetização camponesa durante seu exílio no país (1964-1969). Freire não apenas visitou assentamentos da reforma agrária, dialogou com trabalhadores rurais e formou milhares de alfabetizadores chilenos, como também produziu uma leitura política própria sobre a reforma agrária. Ao examinar as mudanças na estrutura de propriedades, o brasileiro analisou as dinâmicas pelas quais se rompiam as hierarquias de poder e produção no campo, bem como a potência da alfabetização para desestabilizar velhas cadeias de comando. Assim, confirmou no Chile algumas hipóteses formuladas antes do golpe de 1964 no Brasil, como a “aderência ao opressor”, a “cultura do silêncio” e a tensão entre diálogo e anti-diálogo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Joana Salém Vasconcelos, Faculdade Cásper Líbero

    Professora de História Contemporânea na Faculdade Cásper Líbero. Doutora em História Econômica pela USP e mestra em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp. Editora da Latin American Perspectives. Pesquisa com Bolsa Fapesp (2016/13432-4).

Referências

AFFONSO, Almino. Vivemos no Chile o que havíamos amado ter no Brasil, mas não pudemos. In: AUSTIN HENRY, Robert; VASCONCELOS, Joana Salém; CANIBILO RAMÍREZ, Viviana (org.). La vía chilena al socialismo 50 años después: historia y memoria. Buenos Aires: CLACSO, 2020. t. 2. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20201201032252/La-via-chilena-al-socialismo-Tomo-II.pdf. Acesso em: 19 nov. 2021.

ARAVENA ALVARADO, Rodrigo; DÍAZ-DIEGO, José. Paulo Freire en Chile (1964-1969): testimonios de exdirigentes campesinos durante la reforma agraria. Informes Fondo de Apoyo a la Investigación Patrimonial, Santiago, n. 18, p. 91-118, 2016.

AUSTIN, Robert (org.). Diálogos sobre Estado y educación popular en Chile: de Frei a Frei (1964-1993). Santiago: CECATP, 2004.

AUSTIN, Robert. State, literacy & popular education in Chile: 1964-1990. Lanham: Lexington Books, 2003.

BARRACLOUGH, Solon; AFFONSO, Almino. Diagnóstico de la reforma agraria chilena. Cuadernos de la Realidad Nacional, Santiago, n. 16, p. 71-123, 1973.

BECA, Carlos Eugenio; RICHARDS, Cecilia; BIANCHETTI, Lucídio. Ernani Maria Fiori: professor brasileiro en tierras chilenas – testemonios. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 3, p. 1021-1034, 2013.

CARABANTES, Waldemar Cortés. Formas muertas y dinámicas en nuestra educación de adultos. Revista de Educación, Santiago de Chile, n. 93, 1963.

CHILE. Ley n° 16.640. Reforma agraria. Diario Oficial de la Republica de Chile, Santiago, 28 jul. 1967b.

CHILE. Ley nº 16.625. Sindicación Campesina. Diario Oficial de la Republica de Chile, Santiago, 29 abr. 1967a.

FERNÁNDEZ, José Antonio. La construcción de un pensamiento inacabado. Cuadernos de Pedagogía, Santiago, n. 265, p. 61-65, 1998.

FERREIRA, Maria Edy. Expectativas campesinas y asignación de tierras de Culiprán. Santiago: Icira, 1968. Mimeografado.

FERREIRA, Maria Edy. Tendencias del poder entre los campesinos asentados. Santiago: Icira, 1970. Mimeografado.

FERREIRA, Maria Edy; FIORI, José Luis. Investigación temática cultural de los campesinos de El Recurso. Santiago: Icira, 1969. Mimeografado.

FREIRE, Paulo. ¿Extensión o comunicación? Santiago: Icira, 1969.

FREIRE, Paulo. ¿Una dimensión política de la educación? Una conversación con Paulo Freire. Cuadernos de Educación, Santiago, v. 4, n. 2, p. 2-25, 1972.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para liberdade e outros escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, Paulo. Alfabetización funcional en Chile: informe. Santiago: Icira, 1968a. Mimeografado.

FREIRE, Paulo. Algunas sugerencias en torno de una labor educativa que vea el asentamiento como una totalidad. Santiago: Icira, 1968b. Mimeografado.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967a.

FREIRE, Paulo. El compromiso del profesional con la sociedad. In: FREIRE, Paulo. Educação e conscientização. Cuernavaca: Centro Intercultural de Documentación, 1968c.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 65. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sergio. Aprendendo com a própria história. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

GAJARDO, Marcela. Paulo Freire: crónica de sus años en Chile. Santiago: FLACSO Chile, 2019.

GÓMEZ, Sergio. Organización campesina en Chile: reflexiones sobre su debilidad actual. Revista Austral de Ciencias Sociales, Valdivia, n. 6, p. 3-18, 2002.

HADDAD, Sérgio. O Educador: um perfil de Paulo Freire. São Paulo: Todavia, 2019.

HOLST, John D. Paulo Freire in Chile, 1964-1969: “Pedagogy of the oppressed” in its sociopolitical economic context. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 76, n. 2, p. 243-270, 2006.

HUERTA, Maria Antonieta. Otro agro para Chile: historia de la reforma agraria en el proceso social y político. Santiago: CESOC, 1989.

INSTITUTO PARA CAPACITAÇÃO E INVESTIGAÇÃO DA REFORMA AGRÁRIA. Investigación temática: asentamiento “El Recurso”. São Paulo: Centro de Referência do Instituto Paulo Freire, 1968. 303 p., Caixa FPF-ACP-01.

KIRKENDALL, Andrew. Paulo Freire and the Cold War politics of literacy. Chapel Hill: University of North Carolina, 2010.

OSORIO VARGAS, Jorge (org.). Freire entre nos: a 50 años de Pedagogía del Oprimido. La Serena: Universidad de La Serena, 2018.

VASCONCELOS, Joana Salém. “O lápis é mais pesado que a enxada”: reforma agrária no Chile e pedagogias camponesas para transformação econômica (1955-1973). 2020. Tese (Doutorado em História Econômica) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020b.

VASCONCELOS, Joana Salém. Dilemas agrários da Unidade Popular: conflitos rurais na via chilena ao socialismo (1967-1973). In: COSTA, Adriane Vidal; BORGES, Elisa de Campos (org.). Os 50 anos da Unidade Popular no Chile: um balanço historiográfico. Belo Horizonte: Fino Traço, 2020a. p. 223-268.

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

WILLIAMSON, Guillermo. Paulo Freire (1965-1969): su paso por Chile y el Chile por que pasó. Santiago: [S. n.], 1989. Mimeografado.

ZUBICUETA LUCO, Daniela. De imágenes, palabras y diálogos: alfabetización freiriana y concientización campesina durante la reforma agraria en Chile (1965-1973). 2018. Tesis (Magíster en Historia) – Universidad de Santiago de Chile, Santiago, 2018.

Downloads

Publicado

2022-07-14

Edição

Seção

Dossiê 100 Anos de Paulo Freire

Como Citar

Pedagogia do oprimido: documento da reforma agrária no Chile. (2022). Comunicação & Educação, 26(2), 89-105. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p89-105

Dados de financiamento