Consumo, identidade e publicidade: uma relação a ser (re)pensada

Autores

  • Diana Gualberto de Macedo Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i3p101-109

Palavras-chave:

consumo, identidade, identidade nacional, mídia, publicidade.

Resumo

A crítica aborda, através da publicidade da cerveja Skol, com o filme Argentinos do samba, o tema da construção de identidades, mais especificamente da identidade nacional, relacionando a discussão sobre publicidade ao processo do consumo. É demonstrado como o consumo é indispensável ao processo de produção, motor da dinâmica da sociedade. A publicidade, inserida na cultura midiática, dá velocidade ao processo do consumo, ou seja, a mercadoria é produzida e a publicidade tem o papel de divulgá-la para ser consumida, associando sua funcionalidade (valor de uso) aos seus valores simbólicos (valor de troca). E, dessa forma, a publicidade possibilita, através de imagens e discursos, a circulação de comportamentos identitários, associados a estilos de vida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Diana Gualberto de Macedo, Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM).
    Pesquisadora. Mestra em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM).

Downloads

Publicado

2010-12-30

Como Citar

Consumo, identidade e publicidade: uma relação a ser (re)pensada. (2010). Comunicação & Educação, 15(3), 101-109. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i3p101-109