A violência escolar em matérias de jornal: um imaginário construído em Belém - PA

Autores

  • Livia Sousa da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)
  • Kátia Marly Leite Mendonça Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i1p39-49

Palavras-chave:

Violência Escolar, Mídia, Imaginário, Ética

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar de que forma se constitui o imaginário da violência escolar no texto midiático. Ao proceder à análise de textos midiáticos impressos buscamos a compreensão dos constituintes imaginários subjacentes à ideia de violência escolar conformada nesses discursos. Por acreditar numa construção midiática perpassada de intencionalidades, que ao construir um imaginário para a violência estará influenciando opiniões e decisões, quer seja no foro particular ou da esfera pública; participando mesmo da construção da Violência Escolar como objeto de estudo, de atenção e de intervenção. Para tanto, julgamos importante conjugar estudos do campo da Sociologia da Comunicação e do Imaginário e da Hermenêutica Compreensivo-Dialógica. Como uma primeira incursão de investigação nessa arena de significações, expomos um prelúdio da tessitura de tal pesquisa. 

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Biografia do Autor

  • Livia Sousa da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)
    Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2008). Mestre em Educação, pela Universidade Federal do Pará (2012). Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará. Vinculada aos Grupos de Pesquisa: Educação, Cultura e Organização do Sujeito (ECOS/CNPQ) e Violência e Diálogo: investigações em torno da Sociologia da Ética (CNPQ/UFPA). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).
  • Kátia Marly Leite Mendonça, Universidade Federal do Pará

    Possui Bacharelado em Ciências Econômicas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1980), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1997). Pós-Doutorado em Ética na Universidad Pontificia Comillas(Madrid/Espanha-2007 e 2010). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Sociologia com ênfase em Sociologia da Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, nao-violência, alteridade, violência e instituições. Coordenadora do Projeto de Extensão Universitária Peregrinos da Paz.Coordenadora do Projeto de Formação em Ética para o Diálogo/Programa Novos Talentos/CAPES na UFPA. Bolsista de Produtividade do CNPQ. http://ufpa.academia.edu/KATIAMENDONCA

     

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Publicado

2015-05-12

Como Citar

A violência escolar em matérias de jornal: um imaginário construído em Belém - PA. (2015). Comunicação & Educação, 20(1), 39-49. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i1p39-49