Escrevivências: o blog e o microblog como espaços de pesquisa em histórias de vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p119-131

Palavras-chave:

Blog, Twitter, Ferramentas digitais de pesquisa, História de vida, Fundamentalismos religiosos

Resumo

A pesquisa que serviu de base para este trabalho teve como objetivo contribuir com o conhecimento e com o diagnóstico das formas de violências em contextos de fundamentalismos religiosos, aprofundando as discussões teóricas sobre o assunto, tendo sempre em vista possibilidades de debates sobre o papel que a Educação tem nesse estudo. A metodologia pautou-se na definição de uma coleta de base por meio de um blog, representada pelas histórias de vida de meninas e mulheres que sofreram algum tipo de violência em contextos de fundamentalismos religiosos. Entre os resultados obtidos, concluiu-se que, para pesquisar temáticas ainda envoltas em silenciamentos e preconceitos, como é o caso da relação entre violência de gênero e fundamentalismos religiosos, aliar o blog a outras ferramentas da cibercultura pode ser de grande relevância, uma vez que isso suscita o debate e permite a criação de espaços de confiança e intimidade que favorecem a partilha de depoimentos pessoais.

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Biografia do Autor

  • Roselete Fagundes de Aviz, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professora do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN/CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisadora do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA-UFSC).

  • Gilka Elvira Ponzi Girardello, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professora do MEN/CED da UFSC, pesquisadora do NICA-UFSC.

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Publicado

2021-07-15

Como Citar

Escrevivências: o blog e o microblog como espaços de pesquisa em histórias de vida. (2021). Comunicação & Educação, 26(1), 119-131. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p119-131