Encontros entre educomunicação e BNCC a partir das eletivas: o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio dos quadrinhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p73-84

Palavras-chave:

BNCC, Educomunicação, Protagonismo juvenil, Histórias em Quadrinhos

Resumo

A recente implementação de uma Base Nacional Comum Curricular trouxe diversas mudanças na prática pedagógica e organização curricular, a exemplo dos itinerários formativos, que em São Paulo são caracterizados principalmente pelas disciplinas eletivas. Com isso, crianças e adolescentes passam a ter a opção de escolher qual disciplina irão estudar, segundo seus próprios interesses e demandas sociais. A fim de promover o protagonismo juvenil diante do contexto midiático e suas problemáticas, desenvolveu-se, em 2018, a disciplina Filosofando em Quadrinhos, que permitiu a produção autoral de HQs pelos alunos de modo crítico, responsável e consciente. Em vista disso, este trabalho tem o objetivo de analisar possíveis práticas educomunicativas por meio das eletivas.

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Biografia do Autor

  • Leandro Raphael Vicente, Universidade de São Paulo

    Professor de filosofia na rede pública e privada. Graduado em Filosofia pela Universidade Camilo Castelo Branco. Pós-graduado em Ética, valores e cidadania na escola pela USP.

  • Gelson Vanderlei Weschenfelder, Universidade Feevale

    Doutor e mestre em Educação pela Unilasalle. Graduado em Filosofia pela Unisinos. Faz estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale.

Referências

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Publicado

2022-07-14

Como Citar

Encontros entre educomunicação e BNCC a partir das eletivas: o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio dos quadrinhos: . (2022). Comunicação & Educação, 27(1), 73-84. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p73-84