Mídia na escola: um relato de prática pedagógica na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p167-178

Palavras-chave:

Jornalismo, Educação, Consumo, Pandemia, Escola

Resumo

Considerando a mídia como um mediador que envolve o reconhecimento das lógicas de produção e de consumo de textos midiáticos, apresentamos o relato de uma prática pedagógica, organizada em torno de um projeto interdisciplinar e realizada a distância e no contexto da pandemia com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, a partir do consumo de conteúdos publicados no Joca, um veículo jornalístico voltado para o público infantojuvenil. Para tanto, recorremos à material elaborado pelos professores envolvidos e a entrevistas semiestruturadas. Refletimos acerca da relação comunicação/educação/consumo partindo do pensamento de diversos pesquisadores, como Maria Aparecida Baccega.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Egle Müller Spinelli, Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Doutora em Ciências da Comunicação pela USP. Docente de Jornalismo e do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM/SP. Coordenadora do grupo de pesquisa Comunicação, Literacia Digital e Consumo e vice-coordenadora da Cátedra Maria Aparecida Baccega.

  • Sabrina Generali, Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM/SP, bolsista Capes Prosup, integrante do grupo de pesquisa Deslocar – Interculturalidade, cidadania, comunicação e consumo e da Cátedra Maria Aparecida Baccega.

  • Tania Marcia Cezar Hoff, Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM/SP. Coordenadora da Cátedra Maria Aparecida Baccega e do grupo de pesquisa Comunicação, Discursos e Biopolíticas do Consumo.

Referências

A SITUAÇÃO dos professores no Brasil durante a pandemia. Nova Escola, São Paulo, maio 2020, p. 14. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MEWKNnJz3TJ8kKd7UhRpCuVcR95vP4VAEk83JtQSe4cferz85NnUvehrccET/ne-pesquisa-professor-final-1.pdf. Acesso em: 29 set. 2020.

AGUILAR, Renata; LEITE, Fabiano Kirschener. Boa Prática. Luz e água para a África – Projeto Interdisciplinar. Jornal Joca, São Paulo, 16 abr. 2020. Disponível em: https://www.jornaljoca.com.br/wp-content/uploads/2020/04/6_7anos_Profs_Renata_Aguilar_Fabiano_Kirschener-1.pdf. Acesso em: 5 ago. 2020.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de; OLIVEIRA, Marcio Romeu Ribas de; SOUZA JÚNIOR, Antonio Fernandes de. Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 141-153, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i1p141-153.

BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 19-28, n. 3, p. 20, 2009. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v14i3p19-28.

BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/Educação: um campo em acção. In: ACTAS DO SOPCOM, 3.; LUSOCOM, 6.; IBÉRICO, 2., 2009, Covilhã. Anais […]. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2004. p. 383-393.

BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação e consumo: educação e cidadania. In: ROCHA, Rose de Melo; OROFINO, Maria Isabel Rodrigues (org). Comunicação, consumo e ação reflexiva: caminhos para a educação do futuro. Porto Alegre: Sulina, 2014. p. 189-204.

BACCEGA, Maria Aparecida. O consumo no campo comunicação/educação: importância para cidadania. In: ROCHA, Rose de Melo; CASAQUI, Vander. Estéticas midiáticas e narrativas do consumo. Porto Alegre: Sulina, 2012. p. 248-268.

CITELLI, Adilson. Direções de pesquisa em educomunicação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 36., 2013, Manaus. Anais […]. Manaus: Intercom, 2013. Disponível em: https://docplayer.com.br/73260429-Direcoes-de-pesquisa-em-educomunicacao-1-adilson-citelli-2-universidade-de-sao-paulo-sao-paulo-sp.html. Acesso em: 12 set. 2020.

CITELLI, Adilson. Educomunicação: temporalidades e sujeitos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., 2016, São Paulo. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2016. Disponível em: http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/biblioteca/acervo/producao-academica/002791301.pdf. Acesso em: 12 set. 2020.

COSTIN, Claudia. Desafios da Educação no Brasil após a Covid-19. In: COSTIN, Claudia et al. A escola na pandemia: 9 visões sobre a crise do ensino durante o coronavirus. Porto Alegre: Editora do Autor, 2020. p. 9.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

GOUVÊA, Mônica de Souza (org.). Lendo o mundo com o Joca: guia para o uso do jornal em projetos interdisciplinares. São Paulo: Magia de Ler, 2017.

GUBER, Rosana. El salvaje metropolitano: reconstrucción del conocimiento social en el trabajo de campo. Buenos Aires: Paidós, 2004.

HOFF, Tânia Márcia Cezar; SPINELLI, Egle Müller; GENERALI, Sabrina. 2ª Síntese: resultado de pesquisa: grupos focais com professores do Ensino Básico. São Paulo: Cátedra Maria Aparecida Baccega, 2019a. Disponível em: https://catedrabaccega.espm.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/2a_Si%CC%81ntese_Como-trabalham_produzem-mi%CC%81dia-na-sala-de-aula.pdf . Acesso em: 29 set. 2020.

HOFF, Tânia Márcia Cezar; SPINELLI, Egle Müller; GENERALI, Sabrina. 5ª Síntese: resultado de pesquisa: grupo focal com professores do Ensino Básico. São Paulo: Cátedra Maria Aparecida Baccega, 2019b. Disponível em: https://catedrabaccega.espm.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/5a_Sintese_O-que-professores-demandam-de-um-curso-de-educac%CC%A7a%CC%83o-para-os-meios-e-para-o-consumo_.pdf. Acesso em: 29 set. 2020.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

INSTITUTO PENÍNSULA. Relatório de pesquisa: sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil. São Paulo: Instituto Península, maio 2020. p. 17. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Covid19_InstitutoPeninsula_Fase2_at%C3%A91405-1.pdf. Acesso em: 29 set. 2020.

LUZ e água para a África. Jornal Joca, São Paulo, 20 mar. 2020. Disponível em: https://www.jornaljoca.com.br/luz-e-agua-para-a-africa/. Acesso em: 5 ago. 2020.

KIM, Eun-mee; YANG, Soeun. Internet literacy and digital natives’ civic engagement: internet skill literacy or internet information literacy? Journal of Youth Studies, [s. l.], v. 19, n. 4, p. 438-456, 2016.

MORIN, Edgar; CIURANA, Emilio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza. São Paulo: Cortez, 2003.

NOVA ESCOLA. A situação dos professores no Brasil durante a pandemia. São Paulo: Nova Escola, maio 2020, p. 14. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MEWKNnJz3TJ8kKd7UhRpCuVcR95vP4VAEk83JtQSe4cferz85NnUvehrccET/ne-pesquisa-professor-final-1.pdf. Acesso em: 29 set. 2020.

PESQUISA aponta que 74% dos alunos das redes públicas recebem algum tipo de atividade não presencial durante a pandemia. Itaú Social, São Paulo, 24 jun. 2020. Disponível em: https://www.itausocial.org.br/noticias/74-dos-alunos-das-redes-publicas-recebem-algum-tipo-de-atividade-nao-presencial-durante-a-pandemia/. Acesso em: 29 set. 2020.

SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002.

Downloads

Publicado

2021-07-15

Como Citar

Mídia na escola: um relato de prática pedagógica na pandemia. (2021). Comunicação & Educação, 26(1), 167-178. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p167-178