Comunidade de aprendizado na pós-graduação: cursos preparatórios em uma dialogia que nasce da solidariedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p149-164

Palavras-chave:

Educação emancipatória, Ações afirmativas, Cursos preparatórios, Comunidade de aprendizado, Meritocracia

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão acerca das noções de educação emancipatória, de Paulo Freire, e comunidade de aprendizado, de bell hooks, a partir da ação coletiva de Cursos Preparatórios para Pós-graduação (CPP). Ademais, questiona a dificuldade de acesso de estudantes negros aos programas de mestrado e doutorado das universidades públicas, compreendidas como locus do saber de uma elite fundada no método racional da ciência e na defesa da meritocracia. As mobilizações estudantis incidem, portanto, sobre o caráter dominante das epistemologias eurocêntricas e a persistência do mérito como a principal forma de justiça social em uma sociedade desigual. O artigo se ancora teoricamente, sobretudo, à proposta da pedagogia dialógica de Paulo Freire e ao pensamento descolonizador de bell hooks.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renata Nascimento da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ. Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF.

  • Zilda Martins Barbosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutora e mestra em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ. Pesquisadora do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária da UFRJ. Fundadora e coordenadora do Grupo de Estudos Muniz Sodré sobre Relações Raciais.

Referências

BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGEL, Ramón (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 11 mar. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 6 mai. 2021.

BUCK-MORSS, Susan. Hegel e Haiti. Novos estudos Cebrap, São Paulo, n. 90, p. 131-171, 2011.

CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

CARVALHO, José Carmelo Braz de. Os cursos pré-vestibulares comunitários e seus condicionantes pedagógicos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 128, p. 299-326, 2006.

CÉSAIRE, Aimé. Conscience raciale et révolution sociale. L’Étudiant Noir, Paris, v. 1, n. 3, 1935.

CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre a negritude. In: MOORE, Carlos (org.). Discurso sobre a negritude. Belo Horizonte: Nandyala, 2010. p. 105-114.

FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Revista Estudos Avançados, São Paulo, v. 15, n. 42, p. 259-268, 2001.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HOBSBAWM, Eric J. A era das revoluções: Europa 1789-1848. Tradução de Maria Tereza Lopes Teixeira e Marcos Penchel. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017a.

HOOKS, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. Tradução de Bhuvi Libanio. São Paulo: Elefante, 2017b.

LITTLER, Jo. Against meritocracy: culture, power, and myths of mobility. New York: Routledge, 2017.

LORDE, Audre. Sister outsider. New York: Crossing Press, 2007.

PLATÃO. A república. Tradução de Enrico Corvisieri. Rio de Janeiro: Best Seller, 2002.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução de Lílian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

ROUSSEAU, J.-J. Do contrato social. Tradução de Lourdes Santos Machado. Introduções e notas de Paul Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado. São Paulo: Nova Cultural, 1999. v. 1.

SANDEL, Michael. A tirania do mérito: o que aconteceu com o bem comum? Tradução de Bhuvi Libanio. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.

SANTOS, Joel Rufino dos. A metamorfose do negro. In: SANTOS, Joel Rufino dos; LOPES, Nei; COSTA, Haroldo. Nação quilombo. Rio de Janeiro: ND Comunicação, 2010. p. 11-58.

SODRÉ, Muniz. Pensar nagô. Petrópolis: Vozes, 2017.

SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. Petrópolis: Vozes, 2012.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

VERGÈS, Françoise. Postface. In: CÉSAIRE, Aimé. Nègre je suis, nègre je resterai : entretiens avec François Vergès. Paris: Albin Michel, 2005. p. 71-136.

Downloads

Publicado

2022-07-14

Edição

Seção

Dossiê 100 Anos de Paulo Freire

Como Citar

Comunidade de aprendizado na pós-graduação: cursos preparatórios em uma dialogia que nasce da solidariedade. (2022). Comunicação & Educação, 26(2), 149-164. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p149-164