A comunicação nos empreendimentos econômicos solidários
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i2p59-68Palavras-chave:
economia solidária, relações públicas, comunicação e autogestão.Resumo
O artigo apresenta a reflexão sobre o processo da comunicação na prática autogestionária em empreendimentos econômicossolidários. As organizações investigadas localizam-se em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil. Mapearam-se as diferentes formas de participação dos sujeitos envolvidos
e como elas implicam nas decisões coletivas. O texto é resultado de duas pesquisas; a primeira, fruto da monografia de curso em Comunicação Social, e a segunda no âmbito
da bolsa de iniciação científica PIBIC/ CNPq, no Programa de Pós-Graduação em Ciência Sociais da Unisinos. Foi empregada
metodologia qualitativa na coleta e análise dos dados. No processo de conclusão, perceberam-se as representações da autogestão ligadas à autonomia. No entanto, a prática demonstra as dificuldades de exercer o poder compartilhado, potencializadas pelo restrito processo de comunicação.
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