Trajetória e desafios do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC): Entrevista com Antonio Arantes

Autores

  • Sara Santos Morais Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Brasília-DF
  • Rodrigo Martins Ramassote Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo
  • Antonio Augusto Arantes Neto Unversidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i20p221-260

Palavras-chave:

Patrimônio cultural imaterial, Inventário Nacional do Patrimônio Imaterial, Políticas culturais, Métodos e técnicas de pesquisa

Resumo

A entrevista realizada com Antonio Arantes aborda questões relevantes para a compreensão do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), o principal instrumento utilizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a produção de conhecimento e gestão do patrimônio cultural imaterial. Coordenador de uma equipe multidisciplinar contratada pelo Iphan em 1999 para a formulação dessa metodologia, Arantes discorre sobre o percurso inicial desse processo e alguns desdobramentos posteriores. O resultado é um retrato adensado das questões logísticas, das decisões teórico-metodológicas e dos debates que permearam a criação e implantação desse instrumento de investigação e, indiretamente, as políticas de patrimônio imaterial implantadas no Brasil. O entrevistado reflete também sobre a necessidade de se proceder a possíveis revisões dessa metodologia frente aos resultados acumulados ao longo de 15 anos de sua aplicação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sara Santos Morais, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Brasília-DF
    Mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília. Atua como técnica no Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) do IPHAN desde 2013.
  • Rodrigo Martins Ramassote, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo
    Mestre e Doutor em Antropologia Social pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e Pós-doutorando no PPGAS/FFLCH/USP.
  • Antonio Augusto Arantes Neto, Unversidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo
    Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), em 1965. Tornou-se mestre em Antropologia Social pela mesma universidade, sob a orientação de Eunice Ribeiro Durham, em 1967, com dissertação sobre o compadrio no Brasil rural. Em 1978, obteve seu PhD na Universidade de Cambridge (King’s College), sob a orientação de Sir Edmund Leach. Foi um dos fundadores do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), instituição a que está vinculado desde 1968. Além de sua ampla e produtiva trajetória acadêmica, foi presidente do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo) entre os anos de 1983 e 1984, e do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) de 2004 a 2006.

Downloads

Publicado

2015-12-29

Edição

Seção

Relatos e Depoimentos

Como Citar

Morais, S. S., Ramassote, R. M., & Arantes Neto, A. A. (2015). Trajetória e desafios do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC): Entrevista com Antonio Arantes. Revista CPC, 20, 221-260. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i20p221-260