CIDADE, PATRIMÔNIO E TERRITÓRIO: AS POLÍTICAS PÚBLICAS FEDERAIS DE SELEÇÃO NO BRASIL DO SÉCULO XXI

  • Danilo Celso Pereira INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL, RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO
Palavras-chave: Cidades, Patrimônio cultural, Políticas públicas, Território

Resumo

As políticas públicas de seleção do patrimônio cultural brasileiro optaram pela salvaguarda de determinadas cidades em detrimento de outras. Desta forma, tem-se como objetivo neste texto discutir os espaços urbanos que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional vem acautelando, buscando entender que cidades-patrimônio foram consideradas de relevância para fazer parte do mosaico que pretende representar a identidade nacional. Para atingir esse objetivo, analisaram-se as formas como o Estado concebe esses espaços das cidades, primeiramente como cidade-monumento, depois como cidade-documento, e, por fim, a partir de uma leitura proposta neste artigo, como cidade-território. A partir desta análise foi possível constatar que o início do século XXI foi marcado por um esforço em redimensionar a presença do instituto em todo o país, buscando formar um conjunto coerente de cidades-patrimônio capaz de concatenar a formação do território brasileiro. Contudo, mesmo com essa nova política, pode-se afirmar que no Brasil se tombou pouco, pois, diariamente, em todas as partes do país se perdem importantes sustentáculos de identidade cultural, sejam arquitetônicos, naturais ou ainda os suporte físicos das relações sociais cotidianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Celso Pereira, INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL, RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO

Geógrafo e mestre em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Atualmente é discente do programa de Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural da Coordenação-Geral de Documentação e Pesquisa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Copedoc/DAF/Iphan). E-mail: danilo.paraitinga@gmail.com.


 

Publicado
2016-07-29
Como Citar
Pereira, D. (2016). CIDADE, PATRIMÔNIO E TERRITÓRIO: AS POLÍTICAS PÚBLICAS FEDERAIS DE SELEÇÃO NO BRASIL DO SÉCULO XXI. Revista CPC, (21), 36-70. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i21p36-70
Seção
Artigos