A preservação do patrimônio cultural no contexto do licenciamento ambiental

possibilidades sociais e produção de (des)conhcecimento sobre ambiente, cultura e patrimônio

  • Claudia Feierabend Baeta Leal INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL, RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO http://orcid.org/0000-0003-4071-1109
  • Luciano de Souza e Silva INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL, RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO
Palavras-chave: Licenciamento ambiental, Patrimônio cultural, Meio ambiente

Resumo

Este artigo aborda a preservação do patrimônio cultural no contexto do licenciamento ambiental a partir da perspectiva de perguntas e respostas fortes e fracas do sociólogo português Boaventura Sousa. Para tanto, optou-se por analisar a relação conceitual e institucional entre cultura e meio ambiente, a participação social nesses campos e o papel do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a partir dos debates sobre o meio ambiente e cultura desde os anos 1970 até a recente publicação da Instrução Normativa no 001/ 2015, que estabelece procedimentos administrativos para a ação do Iphan no licenciamento ambiental. O objetivo é analisar os sentidos das respostas apresentadas para a expectativa e formulação de políticas efetivamente participativas de preservação do meio ambiente, patrimônio e cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Feierabend Baeta Leal, INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL, RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO

Doutora em História Social pela Unicamp, historiadora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e professora do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Iphan. E-mail: claudialeal@iphan.gov.br.

Luciano de Souza e Silva, INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL, RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO

Bacharel em Economia, técnico em arqueologia do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e mestrando do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Iphan. E-mail: luciano.souza@iphan.gov.br.

Publicado
2016-07-29
Como Citar
Leal, C., & Silva, L. (2016). A preservação do patrimônio cultural no contexto do licenciamento ambiental. Revista CPC, (21), 8-35. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i21p8-35
Seção
Artigos