O REGISTRO E A DOCUMENTAÇÃO DO PATRIMÔNIO INDUSTRIAL NO BRÁS E NA MOOCA

Autores

  • Manoela Rossinetti Rufinoni Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0iesp21p219-243

Palavras-chave:

Patrimônio urbano, Brás, Mooca, Indústrias (Arquitetura)

Resumo

O texto discorre sobre as iniciativas de registro do patrimônio arquitetônico da industrialização em áreas delimitadas nos bairros do Brás e da Mooca, na cidade de São Paulo, e as principais dificuldades relacionadas à documentação de bens patrimoniais na escala urbana. As experiências em pauta foram originadas de estudos e levantamentos realizados em âmbito acadêmico, iniciados em 2001, e de iniciativas de cooperação técnica entre a universidade e o poder público municipal, construídas com o intuito de viabilizar a elaboração de registros documentais do patrimônio urbano em áreas sujeitas a grandes transformações urbanísticas. A trajetória desses estudos e iniciativas evidenciou uma série de dificuldades, desde a necessidade de cunhar critérios e estratégias de registro capazes de abarcar as especificidades da escala urbana, até a constatação dos limites dos instrumentos de tutela para o tratamento desses bens. Tais iniciativas, contudo, ofereceram relevante contribuição para o aprimoramento dos instrumentos de registro e de documentação na escala urbana, além de buscar caminhos para uma maior interlocução entre os estudos acadêmicos e as práticas preservacionistas promovidas pelo poder público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoela Rossinetti Rufinoni, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP

Arquiteta e urbanista pela Universidade Mackenzie, mestre e doutora pela FAU-USP. Docente do Departamento de História da Arte e do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp. esquisa elaborada com o auxílio da Fundação de Apoio à Unifesp (FAP-Unifesp). 

Downloads

Publicado

2016-07-29

Como Citar

Rufinoni, M. R. (2016). O REGISTRO E A DOCUMENTAÇÃO DO PATRIMÔNIO INDUSTRIAL NO BRÁS E NA MOOCA. Revista CPC, (esp21), 219-243. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0iesp21p219-243