O patrimônio ambiental urbano e sua relação com os instrumentos urbanísticos de preservação na cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i23p12-39Palavras-chave:
Patrimônio ambiental urbano, Planejamento urbano, Leis de zoneamentoResumo
O artigo se propõe a discutir se é possível reconhecer as premissas do patrimônio ambiental urbano na sustentação teórica e na aplicação dos instrumentos de preservação inseridos no planejamento urbano paulistano — das Z8-200 às Zepecs. A definição do conceito se baseia principalmente em alguns textos do historiador e professor Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses, importante defensor e fomentador do patrimônio ambiental urbano no Brasil. Para nortear a discussão, foram determinadas três questões principais identificadas na leitura destes textos. São elas: a questão estrutural, que trata da integração entre preservação e planejamento urbano, a questão ambiental, que trata do conceito de ambiência e preservação dos conjuntos urbanos e, por fim, a questão social, que trata do reconhecimento da natureza social do patrimônio e de novos valores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).