Cartografia social no território do Parque Nacional Serra da Capivara – PI: mapeamento participativo para retomada da territorialidade

  • Marian Helen da Silva Gomes Rodrigues Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro http://orcid.org/0000-0002-9054-2924
  • Jorlan da Silva Oliveira Instituto Olho D´Água
  • Marilia da Silva Gomes Instituto Olho D´Água
  • Juliana Mercuri Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Pedro Diniz Coelho de Souza Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: Cartografia afetiva. Território. Comunidades. Memória.

Resumo

Neste artigo o foco recai sobre a apresentação de uma experiência de mapeamento participativo que tem oferecido elementos para uma cartografia social de parte do território da Serra da Capivara no Piauí. Esse mapeamento visa a promover uma reinterpretação da territorialidade local dos lugares de vivência cotidiana da comunidade que habita a zona de tal Parque Nacional. Este estudo se apoiará nas narrativas dos moradores e memórias da comunidade sobre a história desses lugares. Para tanto, teceu-se uma abordagem conceitual sobre mapeamento participativo e cartografia social desde os primeiros estudos realizados com comunidades. Em seguida apresentou-se as considerações preliminares do andamento do estudo de caso que teve como metodologia expedições ao território tradicional com membros da comunidade para registrar sua cultura material e simbólica.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marian Helen da Silva Gomes Rodrigues, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Doutora em Quaternário, Materiais e Culturas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Diretora-executiva do Instituto Olho D’Água. Coordenadora de acervos e sustentabilidade do Grupo Documento (SP). Pesquisadora do Instituto Terra e Memória. 

Jorlan da Silva Oliveira, Instituto Olho D´Água

Licenciado em História. Diretor-presidente do Instituto Olho D’Água. Coordenador de acervos e sustentabilidade do Grupo Documento. 


Marilia da Silva Gomes, Instituto Olho D´Água

Licenciada em Letras, especialista em psicopedagogia e secretária executiva do Instituto Olho D' Água. Professora da Rede Municipal de Educação de Coronel José Dias - PI.

Juliana Mercuri, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Bacharel em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Colaboradora do Instituto Olho D’Água. Consultora externa do Grupo Documento.
Pedro Diniz Coelho de Souza, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em International Public Policy pela University College London.  Colaborador do Instituto Olho D’Água (PI). Consultor do Grupo Documento (SP).
Publicado
2017-12-29
Como Citar
Rodrigues, M. H., Oliveira, J., Gomes, M., Mercuri, J., & Souza, P. (2017). Cartografia social no território do Parque Nacional Serra da Capivara – PI: mapeamento participativo para retomada da territorialidade. Revista CPC, (24), 56-77. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i24p56-77
Seção
Artigos