Restauração da “Casa da Candinha”, Guarulhos-SP
desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v13i25p112-139Palavras-chave:
Restauração, Arquitetura colonial - Brasil, Patrimônio edificado, Taipa de pilãoResumo
A Casa da Candinha, edificação em taipa de pilão, principal residência da Fazenda Bananal, em Guarulhos-SP, foi objeto de projeto de restauro empreendido pelo corpo docente e discente da Universidade Guarulhos e técnicos da Prefeitura de Guarulhos. Exemplar da arquitetura colonial na Região Metropolitana de São Paulo, está localizada cerca de 4 km ao norte do Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos, e a menos de 1 km das obras do trecho norte do Rodoanel, resistindo ao avanço da ocupação urbana e ao ritmo letárgico das ações do poder público. Nesse contexto, o presente trabalho busca evidenciar o processo de desenvolvimento do projeto de restauro, as particularidades da edificação e os desafios enfrentados para a viabilização de sua restauração.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).