Seminário Domesticidade, Gênero e Memória

  • Sabrina Studart Fontenele Costa Universidade de São Paulo
  • Joana Mello de Carvalho e Silva Universidade de São Paulo
  • Flávia Brito Nascimento Universidade de São Paulo
  • José Tavares Correia de Lira Universidade de São Paulo
  • Silvana Barbosa Rubino Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Domesticidade. Gênero. Memória.

Resumo

O seminário "Domesticidade, Gênero e Memória" foi organizado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-UNICAMP), com apoio da Pró–Reitoria de Extensão Universitária (PRCEU) da USP, do Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do SESC–SP. O objetivo do evento foi aprofundar o diálogo entre o urbanismo, a arquitetura e o design com as ciências sociais e a história, de forma a investigar as permanências e transformações dos modos de habitar, relacionando-os com processos técnicos, estéticos, espaciais, morais e sociais mais amplos. Estruturado em seis mesas-redondas e três sessões de conferências, versando sobre questões distintas, mas inter-relacionadas, o seminário tratou os três grandes temas: domesticidade, gênero e memória, por múltiplos enfoques teóricos, temporais e espaciais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Studart Fontenele Costa, Universidade de São Paulo
Mestre e doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU–USP). Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal do Ceará. Pós-doutoranda do IFCH-Unicamp onde estuda questões como domesticidade, preservação e arquitetura moderna com apoio da Fapesp. Funcionária do Centro de Preservação Cultural da USP.
Joana Mello de Carvalho e Silva, Universidade de São Paulo
Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).
Flávia Brito Nascimento, Universidade de São Paulo
Professora do Departamento de História de Arquitetura e Estética do Projeto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).
José Tavares Correia de Lira, Universidade de São Paulo

Professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, doutor (1997) e livre-docente (2008) pela FAU–USP, com pós-doutorados na Universidade de Columbia (2009) e na ENSA Paris-Malaquais (2015). 

Silvana Barbosa Rubino, Universidade Estadual de Campinas

Cientista social pela Universidade de São Paulo, mestre em Antropologia Social e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora livre-docente do Departamento de História da Unicamp.

 

Publicado
2017-12-29
Como Citar
Costa, S., Silva, J., Nascimento, F., Lira, J., & Rubino, S. (2017). Seminário Domesticidade, Gênero e Memória. Revista CPC, (24), 181-193. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i24p181-193
Seção
Notícias e Depoimentos