Os registros audiovisuais de Ozualdo Candeias e as memórias do Cinema da Boca em Santa Efigênia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v14i27p187-216Palavras-chave:
Cinema da Boca do Lixo, Fotografia, Paisagem urbanaResumo
Neste artigo, propomos uma análise da produção do fotógrafo e diretor de cinema Ozualdo Candeias sobre a Rua do Triunfo, no centro de São Paulo, onde estava situado o chamado “Cinema da Boca do Lixo”, entre os anos 1960 e 1980. As obras registram a paisagem e os profissionais engajados na atividade cinematográfica exercida em dezenas de empresas dedicadas à produção, distribuição, locação e exibição de filmes, atraídas para os arredores das estações ferroviárias e rodoviária. As imagens analisadas foram feitas entre os anos 1960 e 2000, período marcado pela refuncionalização do Centro, que incluiu a patrimonialização da região e a formação de um novo polo cultural para a cidade. Assim, além de serem fonte para a história do cinema paulistano, esses registros contribuem para os estudos sobre a história de São Paulo e sobre cultura visual, elucidando aspectos fundamentais para a compreensão das dinâmicas espaciais e sociais existentes na região. Revelam, ainda, uma perspectiva sobre as relações de trabalho ocultada pela narrativa dominante, que estigmatiza a área em razão dos problemas sociais existentes. A partir desses registros, pretende-se identificar elementos recorrentes na construção das memórias do “Cinema da Boca”, uma vez que as obras de Candeias foram frequentemente resgatadas em audiovisuais dedicados ao tema.
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