Os registros audiovisuais de Ozualdo Candeias e as memórias do Cinema da Boca em Santa Efigênia

Palavras-chave: Cinema da Boca do Lixo, Fotografia, Paisagem urbana

Resumo

Neste artigo, propomos uma análise da produção do fotógrafo e diretor de cinema Ozualdo Candeias sobre a Rua do Triunfo, no centro de São Paulo, onde estava situado o chamado “Cinema da Boca do Lixo”, entre os anos 1960 e 1980. As obras registram a paisagem e os profissionais engajados na atividade cinematográfica exercida em dezenas de empresas dedicadas à produção, distribuição, locação e exibição de filmes, atraídas para os arredores das estações ferroviárias e rodoviária. As imagens analisadas foram feitas entre os anos 1960 e 2000, período marcado pela refuncionalização do Centro, que incluiu a patrimonialização da região e a formação de um novo polo cultural para a cidade. Assim, além de serem fonte para a história do cinema paulistano, esses registros contribuem para os estudos sobre a história de São Paulo e sobre cultura visual, elucidando aspectos fundamentais para a compreensão das dinâmicas espaciais e sociais existentes na região. Revelam, ainda, uma perspectiva sobre as relações de trabalho ocultada pela narrativa dominante, que estigmatiza a área em razão dos problemas sociais existentes. A partir desses registros, pretende-se identificar elementos recorrentes na construção das memórias do “Cinema da Boca”, uma vez que as obras de Candeias foram frequentemente resgatadas em audiovisuais dedicados ao tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herta Franco, Universidade de São Paulo

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2002). Estágio pós doutoral no Institut Català de Recerca en Patrimoni Cultural da Universidade de Girona, professora visitante da Universidade Paris1 Sorbonne e Universidade de Évora. Pesquisadora autônoma.

Publicado
2019-07-29
Como Citar
Franco, H. (2019). Os registros audiovisuais de Ozualdo Candeias e as memórias do Cinema da Boca em Santa Efigênia. Revista CPC, 14(27), 187-216. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v14i27p187-216
Edição
Seção
Artigos