Cidade em extensão

arquitetura, cidade e educação patrimonial em São Paulo

  • Joana Mello de Carvalho e Silva Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Ana Claudia Veiga de Castro Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil
Palavras-chave: Cidades, Arquitetura, Patrimônio cultural

Resumo

O curso de extensão universitária Caminhos urbanos: arquitetura, cidade e educação patrimonial em São Paulo reconstrói a história da capital paulista a partir da articulação de três dimensões intrínsecas ao espaço urbano: a de artefato, a de campo de forças e a de representação. Sua proposta é a de refletir sobre como lógicas distintas vêm atuando em São Paulo por meio de diversos agentes, procurando-se identificar os estratos de tempo e as escalas espaciais que a têm constituído. Dessa forma, parte-se do campo da arquitetura e do urbanismo, mas se recorre ao aporte de outras disciplinas, como as ciências sociais, a literatura, a fotografia, o cinema, as artes visuais, e a escuta das falas de seus habitantes em geral. Sua intenção é a de desnaturalizar representações recorrentes desta metrópole moderna, contribuindo, assim, para a formação de cidadãos mais ativos nas disputas políticas e simbólicas que perpassam a construção da cidade e sua história e, portanto, mais capazes de agir no seu desenvolvimento e na sua preservação. Por isso, seu público-alvo são professores da rede pública de ensino e técnicos de serviços públicos vinculados à cultura e à educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Mello de Carvalho e Silva, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Arquitetura e urbanista pela Universidade de São Paulo (FAU-USP). Doutorado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela mesma institutição e pós-doutorado pelo Instituto de Filosofia e Ciência Humanas da Unicamp. É professora do Departamento de História da Arquiteutra e Estética do Projeto da FAU-USP.

Ana Claudia Veiga de Castro, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Arquitetura e urbanista pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), com mestrado e doutorado pela mesma institutição. É professora do Departamento de História da Arquiteutra e Estética do Projeto da FAU-USP.

Publicado
2018-09-20
Como Citar
Silva, J., & Castro, A. (2018). Cidade em extensão. Revista CPC, 13(25), 163-177. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v13i25p163-177
Seção
Notícias e Depoimentos