A Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários: proposição, pesquisa, colaboração e manifestação de apoio ao Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ao Instituto Brasileiro de Museus.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v14i27p297-309

Palavras-chave:

Museus universitários, Redes de cooperação, Coleções museológicas

Resumo

A Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários surgiu em abril de 2017, a partir de necessidade de articulação entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais que atuam nos museus universitários brasileiros. Seu maior objetivo é a preservação e divulgação do acervo museológico universitário. A Rede funciona cotidianamente por meio de um grupo de e-mail e periodicamente organiza reuniões paralelas dentro de encontros acadêmicos no campo da museologia, em diferentes regiões do Brasil. Após o trágico incêndio ocorrido no Museu Nacional da UFRJ e a publicação da Medida Provisória 850/18, que propõe o fim do Instituto Brasileiro de Museus, a Rede se transformou num importante canal de articulação e manifestação entre diferentes profissionais e pesquisadores envolvidos com a preservação e promoção do patrimônio museológico universitário. O presente trabalho relata e aponta a importância das redes de cooperação como importantes instrumentos estratégicos e operacionais de luta para o processo contínuo e perene característico da preservação e promoção do patrimônio museológico universitário.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mauricio Candido da Silva, Universidade de São Paulo. São Paulo. São Paulo. Brasil

    Bacharelado e licenciatura em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Especialização em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Pós-doutorado em Museologia no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, com pesquisa sobre “Coleções e Museus Universitários Brasileiros”. Atualmente é Especialista em Projetos de Exposição e Coordenador Técnico do Museu de Anatomia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Edição

Seção

Relatos e Depoimentos

Como Citar

Silva, M. C. da. (2019). A Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários: proposição, pesquisa, colaboração e manifestação de apoio ao Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ao Instituto Brasileiro de Museus. Revista CPC, 14(27), 297-309. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v14i27p297-309