Nuvem de pontos do Museu Paulista da USP: workshop entre o DIAPReM (Universidade de Ferrara) e a FAU-USP
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v14i27p310-323Palavras-chave:
Escaneamento 3D laser., Levantamento tridimensional., Patrimônio arquitetônico.Resumo
Esta notícia apresenta atividades de cooperação entre o laboratório de pesquisa da Universidade de Ferrara – Development of Integrated Automatic Procedures for Restoration of Monuments (DIAPReM) – e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) sobre o Museu Paulista da USP. As atividades, realizadas na sede da própria FAUUSP, na Cidade Universitária, e no Museu Paulista da USP entre 29 de agosto e 8 de setembro de 2018, foram estruturadas em: reuniões de trabalho; apresentações voltadas ao público em geral; e seminário voltado à formação de equipe de estudantes da FAU-USP para trabalhar com a nuvem de pontos do Museu Paulista. A nuvem foi obtida a partir do escaneamento a laser em três dimensões de todo o edifício do museu, executado pelo DIAPReM, que permite obter a geometria precisa da construção e a morfologia de degradações. Todo o processo foi acompanhado de discussões de questões teóricas e metodológicas, análises críticas do processo de escaneamento, suas características, resultados, aplicações, limites e potencialidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).