Gestão da paisagem, gestão da cidade: quais os legados do Rio de Janeiro para o Patrimônio Mundial?

  • Rafael Winter Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Patrimônio mundial, Paisagem cultural, Política urbana

Resumo

Este artigo discute a relação entre a inscrição da cidade do Rio de Janeiro na Lista de Patrimônio Mundial da Unesco, a emergência da paisagem como instrumento de políticas públicas e o processo de constituição de novos espaços políticos de gestão do patrimônio e da cidade. Dividido em duas partes, na primeira discute o contexto e legado do processo de inscrição do Rio de Janeiro na Lista de Patrimônio Mundial para a discussão sobre paisagem e política urbana no Brasil, feita a partir de três temas centrais: a paisagem no centro da atenção pública, a ampliação da noção de paisagem empregada e a necessidade de participação através da construção de espaços políticos da gestão. Na segunda parte, tomando a discussão recente da geografia política sobre as características de espaços políticos através do acompanhamento das reuniões do Comitê Gestor da Paisagem Carioca, o artigo aponta os desafios ainda existentes para conciliar as necessidades e vontades que a inscrição coloca e os entraves para a apropriação de todo o seu potencial, sobretudo para a constituição de novos modelos de gestão mais democráticos a partir de espaços políticos da gestão da cidade e do patrimônio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Winter Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Geografia. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Território (Geoppol). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ e do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural (PEP-MP) do Iphan. International Council on Monuments and Sites (Icomos).

Publicado
2019-07-29
Como Citar
Ribeiro, R. W. (2019). Gestão da paisagem, gestão da cidade: quais os legados do Rio de Janeiro para o Patrimônio Mundial?. Revista CPC, 14(27), 144-166. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v14i27p144-166
Edição
Seção
Artigos