A trajetória da conservação-restauração de bens culturais móveis e integrados no Iphan: desdobramentos da “Escola Edson Motta” em Minas Gerais (1946-1976)

  • Elis Marina Mota Universidade Federal da Bahia. Museu de Arte Sacra
  • Adriana Sanajotti Nakamuta Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Palavras-chave: Restauração museológica, Patrimônio artístico, Objetos de arte

Resumo

Este artigo tem o propósito de apresentar o desenvolvimento da vertente do extinto “Setor de Recuperação de Obras de Arte” do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no estado de Minas Gerais, assim como apresentar a formação dos restauradores que nesse estado trabalharam chefiando localmente as obras de restauração propostas pela instituição sob orientação de Edson Motta, restaurador-chefe do setor. Para tanto, abarcaremos como se organizou e estruturou essa área durante os anos em que o restaurador-chefe esteve à sua frente (de 1946 a 1976), para discorrermos sobre como os desdobramentos da “Escola Edson Motta” de restauração podem ser observados dentro da “academia SPHAN” no segmento dos bens culturais móveis e integrados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elis Marina Mota, Universidade Federal da Bahia. Museu de Arte Sacra

Conservadora-restauradora de bens culturais móveis, mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e restauradora no Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Adriana Sanajotti Nakamuta, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Historiadora da arte, doutora em Artes Visuais, com ênfase em História e Teoria da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora do mestrado profissional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro.

Publicado
2019-07-29
Como Citar
Mota, E. M., & Nakamuta, A. S. (2019). A trajetória da conservação-restauração de bens culturais móveis e integrados no Iphan: desdobramentos da “Escola Edson Motta” em Minas Gerais (1946-1976). Revista CPC, 14(27), 167-186. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v14i27p167-186
Edição
Seção
Artigos