Restauro contemporâneo: algumas abordagens
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i7p20-42Palavras-chave:
Restauração, Preservação do patrimônio, Patrimônio culturalResumo
O texto visa apresentar a diversidade de abordagens contemporâneas de restauro, a partir de dois casos específicos. No caso da enorme área arqueológica de Angkor, no Camboja, que está listada como parte do Patrimônio Mundial da UNESCO, são apresentadas as diversas intervenções levadas a cabo pelas várias equipes de restauração, de nacionalidades diferentes, nos vários templos do grande complexo. Discutem- se também questões conceituais decorrentes da invasão das ruínas pela vegetação tropical. No caso dos Amorini de Canova, são apresentadas as circunstâncias que levaram aos diferentes estados de conservação das esculturas, o que nos leva a refletir sobre as implicações das diversas formas de tratamento das superfícies externas das obras arquitetônicas. De ambos os casos relatados, extraem- se elementos para uma reflexão crítica sobre as diferentes orientações teóricas da disciplina do restauro e da conservação na Europa.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2009-04-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Campanelli, A. P., & Kühl, B. M. (2009). Restauro contemporâneo: algumas abordagens . Revista CPC, 7, 20-42. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i7p20-42