Avaliação integrada do estado de conservação do edifício Adriano Marchini, IPT, São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i7p143-172Resumo
O IPT participa da Rede "Processos e técnicas de avaliação e intervenção em bens culturais - RECICOR", financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, por meio do projeto "Rede de Apoio Tecnológico para Restauração e Conservação de Patrimônio Histórico- Cultural - RETECOP". A edificação estudada foi o Edifício Adriano Marchini, pertencente ao IPT e localizado na Cidade Universitária, em São Paulo, capital. Trata- se de um prédio importante do ponto de vista histórico- cultural e que representa uma fase característica da construção civil e da arquitetura paulistana do final da primeira metade do Século 20, sendo também o primeiro prédio administrativo construído na Cidade Universitária/Universidade de São Paulo. Esse trabalho contempla as áreas de atuação do Instituto em patrimônios históricos, abrangendo a edificação. Além da caracterização dos materiais constituintes são abordados aspectos relacionados à segurança estrutural da edificação, sua segurança ao fogo, à durabilidade e à estanqueidade das suas vedações. A elaboração de um procedimento sistemático para avaliação integrada do estado de conservação da edificação selecionada contempla os seguintes aspectos: - caracterização histórica do prédio; - caracterização e avaliação dos sistemas construtivos, elementos, componentes e instalações, incluindo os diversos materiais utilizados (madeiras, argamassas, rochas e metais); - avaliação da estabilidade estrutural da edificação; - avaliação de condições de habitabilidade e salubridade das edificações; - diagnóstico das principais manifestações patológicas identificadas; - recomendação de medidas corretivas, curativas e preventivas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2009-04-01
Edição
Seção
Relatos e Depoimentos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Oliveira, M. C. B. de, & Cavani, G. de R. (2009). Avaliação integrada do estado de conservação do edifício Adriano Marchini, IPT, São Paulo . Revista CPC, 7, 143-172. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i7p143-172