Arranjo ferroviário e espaço urbano na região dos Campos Gerais/Mata de Araucária (PR)

Autores

  • Coaracy Eleutério da Luz Universidade Estadual do Norte do Paraná; Departamento de Geografia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i10p166-192

Palavras-chave:

Ferrovia São Paulo- Rio Grande, século 20, Brasil, Ferrovias urbanas, Redesenvolvimento de brownfields

Resumo

Localizado na região dos Campos Gerais/Mata de Araucária, o trecho Ponta Grossa- União da Vitória da ferrovia São Paulo- Rio Grande foi construído no início do século 20. Neste percurso foi implantada uma infraestrutura conforme o grau de participação do local no movimento ferroviário regional para o transporte de passageiros e cargas, constituindo- se em um importante aliado no desenvolvimento socioeconômico e na promoção de diversas alterações no contexto espacial em questão. Assim, demonstra- se a relação existente entre o arranjo ferroviário e o espaço em que este se insere no decorrer de sua passagem histórica através da análise dos principais conceitos urbanísticos e arquitetônicos, e da formação de brownfields.

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Publicado

2010-10-01

Como Citar

Luz, C. E. da. (2010). Arranjo ferroviário e espaço urbano na região dos Campos Gerais/Mata de Araucária (PR) . Revista CPC, (10), 166-192. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i10p166-192

Edição

Seção

Artigos