A ocupação do tecido verde em núcleos urbanos coloniais (Ouro Preto e Olinda, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i12p10-30Palavras-chave:
Patrimônio paisagístico e cultural, Cidades luso-brasileiras, Paisagem urbanaResumo
A temática deste artigo aborda a necessidade de conhecer e proteger o patrimônio paisagístico, particularmente, nas cidades tradicionais ou luso-brasileiras. Nesse contexto, observamos que o tecido verde, em antigos núcleos como os de Olinda e de Ouro Preto, encontra-se cada vez mais dilapidado por ocupações aleatórias e/ou clandestinas, resultando no enfraquecimento da identidade cultural e simbólica nesses lugares. Na realidade considerada, salientamos que os espaços verdes fizeram e ainda fazem parte de uma história praticamente ignorada pelas instituições governamentais. Devemos reconhecer que a temática tratada representa novas oportunidades no sentido de divulgar e preservar a paisagem nos referidos lugares.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-10-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Oliveira, M. A. (2011). A ocupação do tecido verde em núcleos urbanos coloniais (Ouro Preto e Olinda, Brasil) . Revista CPC, 12, 10-30. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i12p10-30