Nota sobre a conservação de um púcaro cerâmico do sítio Ladeira da Barroquinha, Salavador, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v16i31p358-370Palavras-chave:
Cerâmica, Artefatos aequeológicos, Conservação preventivaResumo
Neste artigo abordamos um púcaro inteiro que foi localizado nas escavações arqueológicas da Ladeira da Barroquinha, no centro histórico de Salvador, Bahia. O púcaro é uma peça rara, uma espécie de caneca cerâmica personalizada, de paredes muito finas (3mm) e produção refinada, utilizada no Brasil pelas classes mais abastadas do período colonial. Demonstramos a inserção institucional de realização das atividades, os diferentes agentes que participaram desse processo e os contextos histórico e arqueológico, além da contextualização socioeconômica e das ações de conservação no recipiente.
Downloads
Referências
ETCHEVARNE, Carlos Alberto; BEZERRA, Alvandyr Dantas; LABANCA, Márcia Cristina Labanca; Bezerra, Mirta Kelen Barbosa. Ladeira da Barroquinha, Salvador-BA: avaliação do potencial arqueológico (relatório de pesquisa). Salvador: FFCH/UFBA, 2019.
ETCHEVARNE, Carlos Alberto Etchevarne; OLIVEIRA, Júlio César Mello de. Curso de restau-ração da cerâmica histórica, artística e arqueológica. Roma: Instituto Ítalo-Latino Americano, 2003.
REIS, Silvana Santana. Conservação preventiva de um púcaro do século XVII, Ladeira da Barroquinha, Salvador – Bahia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) – Centro de Artes, Humanidades e Letras Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2019.
SIMAS FILHO, Américo. Evolução física de Salvador (1549-1800). Salvador: Fundação Gregório de Mattos, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Carlos Alberto Santos Costa, Carlos Alberto Etchevarne, Fabiana Comerlato, Ritta Maria Morais Correia Mota, Silvana Santana Reis, Viviane da Silva Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).