Centro de Divulgação Científica e Cultural em seus 40 anos aproximando a Universidade de São Paulo e a sociedade: um estudo a partir de dissertações e teses
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v16i32p56-84Palavras-chave:
Museus de ciências e tecnologia , Pesquisa científica , Extensão universitária , Museus universitáriosResumo
Os museus são ambientes de reflexões e interpretações sobre assuntos que fizeram e fazem parte da história da humanidade. Esses espaços têm sido cada vez mais convidados a se reinventarem, propiciando sintonia entre seus objetivos e os anseios da sociedade. Os museus de ciências, em particular, ganham novos contornos à medida que o conhecimento científico avança. Muitos deles se apresentam vinculados às universidades, estreitando os laços entre a universidade e a sociedade. É o caso do Centro de Divulgação Científica e Cultural, vinculado à Universidade de São Paulo. Esta pesquisa buscou levantar e discutir as produções acadêmicas que tiveram o CDCC como ambiente de investigação ao longo de seus 40 anos de história. Trata-se de uma pesquisa de natureza histórico-bibliográfica realizada a partir de dois repositórios nacionais: o Catálogo de Teses & Dissertações da Capes e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Como resultados, foram identificados 22 trabalhos acadêmicos vinculados que tiveram o CDCC como foco, dos quais 18 foram efetivamente analisados e abrangem diferentes áreas do conhecimento. Destaca-se que as investigações identificadas são de naturezas diversas, congregando diferentes atividades desenvolvidas por esse espaço. A pesquisa evidenciou que, ao longo de seus 40 anos, no papel de museu universitário, além de fortalecer o vínculo entre a universidade e a sociedade por meio de ações de ensino e extensão universitária, o CDCC tem contribuído na vertente de pesquisa, seja em investigações sobre a formação de professores, relação museu-escola, mediação em museus e desenvolvimento de práticas pedagógicas extraescolares.
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